O pai de Elmano Freitas, candidato do PT ao Governo do Ceará, morreu no início da tarde deste sábado (30), em Baturité, no interior do Estado. O falecimento de Francisco Feitosa, conhecido como Odilon, aos 93 anos, ocorreu no mesmo dia em que o filho lançou a candidatura em uma cerimônia em Fortaleza.

Camilo Santana, ex-governador do Ceará e candidato a uma vaga no Senado, que esteve ao lado de Elmano no evento da oficialização da candidatura, divulgou uma nota de pesar pela perda do candidato ao governo.

"Minha solidariedade ao amigo Elmano de Freitas e seus familiares pela notícias recebida há pouco, do falecimento do seu pai Odilon Feitosa, aos 93 anos, em Baturité. Que Deus conforte familiares e amigos", publicou Camilo Santana.

Francisco Feitosa foi vítima de um infarto. Ainda não há informações sobre o velório. O candidato ao governo do Ceará ainda não se pronunciou sobre a morte do pai.

A governadora do Ceará, Izolda Cela, também prestou solidariedade a Elmano pela perda do pai. "Meus sinceros sentimentos ao Elmano e à família neste momento", diz um trecho da publicação da governadora.

Candidatura de Elmano
A candidatura de Elamo foi oficializada em um evento realizado neste sábado (30) no Centro de Eventos, em Fortaleza, que contou com a presença de Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente e candidato à Presidência da República. A cerimônia marcou também a convenção de Camilo Santana como candidato ao Senado.

"Hoje podemos dizer que o Ceará tem a melhor educação do país, que mais investiu. Agora é hora de continuar, de avançar. E hoje estamos com um desafio enorme, queremos que o Ceará continua olhando para as pessoas que mais precisam, eu quero aqui saudar o nosso futuro governador do estado do Ceará, Elmano Freitas", disse Camilo Santana, durante o evento.

Já o ex-presidente Lula retomou a experiência de Camilo como um exemplo a ser seguido pelo candidato ao governo.

"Você, Elmano, é um cara que está herdando a mais exitosa experiência administrativa já feita no estado do Ceará. O que você precisa fazer é aprender uma lição que o Camilo está ensinando. Você não precisa usar a palavra governar; você precisa cuidar, porque governar é uma coisa muito distante", afirmou.

Fim da aliança com o PDT
A candidatura de Elmano ocorre após a ruptura da aliança entre PT e PDT no Ceará. Ciro Gomes, candidato à Presidência e principal liderança pedetista no estado, queria palanque com apoio integral à sua candidatura, sem dividir com os petistas, que apoiam Lula.

Com manobra política de Ciro, o nome de Roberto Cláudio foi posto como candidato ao Governo do Ceará, retirando da disputa a governadora Izolda Cela, também do PDT, defendida por petistas para concorrer à reeleição.

Com Izolda fora da eleição, petistas, liderados por Camilo Santana e com apoio de Lula, nomearam Elmano de Freitas como candidato.

No evento que homologou a candidatura de Elmano, Camilo fez um aceno a Cid Gomes, irmão de Ciro. "Quero dizer aqui que ninguém vai me separar do ex-governador Cid Gomes, que fez muito pelo Ceará."

Perfil de Elmano
Elmano de Freitas da Costa é natural de Baturité e formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Filiado ao PT desde 1989, ele já atuou na Nacional de Advogados Populares (Renap) e na defesa jurídica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O petista já foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e foi eleito presidente do PT em Fortaleza em 2013. Em 2014, Elmano foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018. Além disso, foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins.

Entre projetos apresentados pelo político à Assembleia Legislativa do Ceará (Alce), estão garantia de pagamento de rescisões trabalhistas a trabalhadores terceirizados do estado em caso de demissões, o Dia Estadual de Combate à Transfobia e obrigação de botão de emergência no interior dos veículos de transporte coletivo intermunicipal e nos carros fortes.

Fonte: g1 CE

Post a Comment