Um evento da magnitude da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) sempre apresenta grandes números em seus resultados. Um deles é na área da coleta seletiva realizada pelos recicladores da Associação dos Agentes Recicladores do Crato (AARC). Diariamente, foi coletada em média uma tonelada de material - entre latinhas de alumínio e garrafas pet.

Durante toda a festa, os 40 agentes recicladores circularam no parque e na área do Festival Expocrato, recolhendo o material. Ao final da festa, quando os participantes seguem para descansar em suas residências, os recicladores iniciam uma nova etapa: separar e compactar o material, preparando-os para a comercialização. Também é uma forma de organizar o espaço do Centro de Triagem destinado à AARC.

Para auxiliar nesse trabalho tão importante, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente do Crato, articulou o cadastramento, fardamento e identificação dos agentes e, ainda, a prensa de recicláveis. "A cada dia, esses profissionais impedem que uma tonelada de material seja descartado incorretamente na natureza. E ainda têm um incremento em sua renda", pontua Stephenson Ramalho.

Post a Comment