FOTO: Arquivo

29/07/2022

Com a proximidade das comemorações alusivas ao ato cívico do dia 7 de setembro, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte tem organizado o evento. Após dois anos, em decorrência da pandemia, o tradicional desfile voltará às ruas da cidade, homenageando os 200 anos da Independência do Brasil.

Além de reuniões de alinhamento com diferentes setores que participam do momento, as fanfarras da Rede de Ensino já iniciaram seus ensaios.

De acordo com o coordenador das fanfarras municipais, Robério Gomes, as atividades estão sendo conduzidas por instrutores em seis unidades escolares que participarão do desfile: Escola Cívico Militar Dr. Edward, Professora Cícera Maria dos Santos, Pelúsio Correia Macêdo, José Geraldo da Cruz, João Alencar de Figueiredo e Nossa Senhora de Fátima.

Ao todo, 21 escolas entre municipais, estaduais e particulares estarão presentes no ato cívico. A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressalta que haverá, ainda, a partir do dia 1º de setembro o desfile de bandas e fanfarras nos bairros, sendo realizado em parceria com a Liga de bandas e fanfarras do Ceará.

Além dos instrumentos que foram adquiridos e entregues pela Prefeitura às escolas do município, visando a composição das fanfarras, também foram selecionados, através de edital, instrutores para conduzirem e ensinarem aos estudantes todo o processo. "Não basta entregar esses equipamentos, temos também que preparar os alunos, para que no próximo ano e em outras ações além do 7 de setembro, eles possam desenvolver suas habilidades", aponta a gestora.

O projeto das fanfarras nas escolas, que faz parte das ações promovidas pelo Programa Educa Juazeiro, tem como objetivo possibilitar aos estudantes a ampliação e a produção de conhecimentos musicais, os quais passam pela percepção, experimentação e criação musical.

Post a Comment