Vírus da varíola dos macacos captado em telescópio; há grandes chances de doença ser bem controlada no Brasil Foto: CDC/Divulgação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, nesta sexta-feira (15), que 19 casos suspeitos de varíola dos macacos foram descartados através de análise laboratorial, entre eles está um caso notificado no município de Juazeiro do Norte.

Ainda nesta sexta-feira, o estado confirmou o 4º caso da doença. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 30 anos, residente de Fortaleza e com histórico de viagem para Salvador. Entre os casos confirmados, dois são da capital Fortaleza (ambos do sexo masculino, 35 anos e 26 anos) e um do município de Russas (sexo masculino, 43 anos).

Dois casos notificados em Cedro e Guaramiranga também foram descartados.

De acordo com a Sesa, em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.

A Sesa tem monitorado o cenário juntamente com as Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a doença.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment