Foto: Reinaldo Jorge

Durante a sessão nesta terça-feira (5 de julho de 2022), a maioria da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte rejeitou o Projeto de Lei (PL) da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) que defende a proibição de corrida de jumentos no município. O projeto foi rejeitado por 8 votos a 3.

Para justificar o projeto, a parlamentar condenou que animais sejam submetidos como objeto de diversão. “Inaceitável”, lamentou. Durante a sessão, ainda, a vereadora entrou em embate com parlamentares que discutiam sobre o adiamento da vaquejada. “Vaquejada, rodeio, corrida de jumento, pra mim, isso não é esporte”, afirmou a vereadora da causa animal.

O líder do prefeito, vereador Rafael Cearense (Podemos) afirmou que as festividades que envolvem a corrida de jumentos na zona rural já fazem parte da tradição e geram renda para as comunidades. Além de Rafael, os vereadores Adauto Araújo (PTB), Capitão Vieira e Ivanildo Rosendo (DC) defenderam a corrida, mas repudiaram os maus-tratos aos animais.

Votaram favoráveis ao projeto:

Jacqueline Gouveia (MDB)
Padre Paulo (PSD)
Beto Primo (PSDB)

Votaram contrários ao projeto:

Sargento Firmino (PSB)
Claudionor Mota (PMN)
Bilinha (PMN)
Ivanildo Rosendo (DC)
Adauto Araújo (PTB)
Rafael Cearense (Podemos)
Raimundo Júnior (MDB)
Fábio do Gás (Rede)

Após apelo de defensores, cidade bane corrida de jumentos

Em março deste ano, a prefeitura de Farias Brito decidiu banir de forma definitiva a corrida de jumentos. Após pedidos de políticos defensores da causa animal, a gestão pediu desculpas pela realização do evento.

Em nota, a prefeitura disse que “decidiu banir, de forma definitiva, a corrida de jumentos de todo e qualquer evento realizado pela municipalidade”. O prefeito Deda Pereira pediu “desculpas pela realização do evento” e firmou “compromisso público pela defesa dos direitos dos animais”.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment