Ivo Gomes foi secretário de Educação de Fortaleza na primeira gestão Roberto Cláudio (Foto: EVILÁZIO BEZERRA, EM 21/11/2013)

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), afirmou nesta quarta-feira, 3 de agosto de 2022, que o apoio do irmão Cid Gomes (PDT) à candidatura de Roberto Cláudio (PDT) ao Governo do Ceará "simplesmente não existe".

Em postagem nas redes sociais, Ivo também acusa o próprio partido, o PDT, de ter ignorado e alijado o senador cearense do processo de escolha do candidato ao Palácio da Abolição.

"Engraçado, pra não dizer outra coisa, o meu partido. Ignora e alija Cid do processo de escolha do candidato. Agora quer enganar os entrevistados de pesquisa exigindo na justiça a menção de um apoio do mesmo Cid a RC, apoio esse que simplesmente não existe", escreveu o prefeito em comentário feito a partir de um print de matéria do site Focus.

Na mensagem, Ivo faz referência a uma ação de impugnação impetrada pelo PDT contra uma pesquisa de intenção de votos encomendada pela Record TV e realizada pelo instituto Real Time Big Data. O partido questiona uma das perguntas do questionário - a de número 4 -, referente à influência dos candidatos à Presidência da República no voto para governador(a) do Ceará. Nesse item, Roberto Cláudio é colocado com o apoio de Ciro Gomes, Capitão Wagner (UB) com o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e Elmano Freitas (PT) com apoio de Lula (PT). 

"Nesse ponto, os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular, não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento, tudo isso em benefício de uma determinada candidatura em intento de alinhamento subliminar entre candidatos", diz o PDT na ação.

Ao mesmo tempo, a sigla cobra que o nome do senador Cid Gomes seja incluído como apoiador de RC, para também aferir o impacto na preferência do eleitor. "O lançamento da pergunta nº. 04 do questionário eiva de ilicitude a pesquisa realizada, pois direciona ilicitamente o eleitorado na medida que deliberadamente omite apoiadores reconhecidamente locais, regionais e nacionais, que claramente podem influenciar determinada parcela do eleitorado caso declarem o seu apoio, como é o caso do Senador Cid Ferreira Gomes (PDT) que tem uma parcela considerável de apoio popular no Estado do Ceará", argumenta.

Na avaliação da sigla, atrelar o nome de Cid a RC, diante do peso do ex-governador, alteraria o resultado da pergunta. "É de geral saber que o Senador Cid Ferreira Gomes é, senão a maior, a mais expressiva liderança política dentro do Estado do Ceará, o que lhe credencia como um dos principais apoiadores no pleito de 2022 para o Governador do Estado do Ceará, mais especificamente ao candidato Roberto Cláudio, dado à parceria de ideias e por ser integrante do mesmo partido, o que indiscutivelmente modificaria o resultado da pergunta nº. 04".

Ivo Gomes defendia o nome da governadora Izolda Cela (sem partido) como candidata à reeleição. Entretanto, ela acabou derrotada por RC após votação do diretório estadual do PDT. Roberto Cláudio contou com o apoio do ex-ministro Ciro Gomes, expondo uma divisão não só partidária, mas também familiar. Cid, por sua vez, se ausentou das articulações políticas e não tem dado declarações sobre o assunto.

Fonte: O Povo

Post a Comment