O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizarão neste domingo (28.ago.2022) o 1º embate direto da campanha presidencial de 2022. Adversários ferrenhos, ambos se encontrarão pessoalmente no debate da TV Bandeirantes, realizado em conjunto pelo pool de veículos de mídia formado por Band, Folha de S. Paulo, TV Cultura e UOL.

Os 2 só confirmaram o comparecimento nesse sábado (27.ago.2022). Ao longo da semana anterior, as equipes de ambos discutiram estratégias e condicionaram a participação à presença do adversário. Havia dúvidas, tanto para Lula, quanto para Bolsonaro sobre quais seriam os riscos e os benefícios de comparecer a esse tipo de evento. Pela manhã, o petista anunciou a decisão em suas redes sociais. Horas depois, o atual presidente também confirmou. Definido por sorteio, Lula e Bolsonaro estarão lado a lado no estúdio.

O 1º debate com presidenciáveis da campanha eleitoral de 2022 será realizado neste domingo às 21h e será transmitido pelo Poder360 no YouTube.

A expectativa é de que o principal confronto se dê entre Lula e Bolsonaro. Temas como corrupção nos governos do PT e a falta de ações mais eficazes para o enfrentamento da pandemia da covid-19 devem ser explorados. Ambos também serão alvos preferenciais dos demais candidatos.

Bolsonaro deverá ainda ser instado a responder sobre o aumento da pobreza e da fome no país e o fim do aumento do Auxílio Brasil em dezembro. Questões sobre machismo e homofobia também podem ser colocadas para o presidente.

Os 2 lideram a corrida presidencial, com vantagem para o petista. De acordo com a última pesquisa PoderData, divulgada em 17 de agosto, Lula tem 44% das intenções de voto no 1º turno. Bolsonaro registrou 37%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 14 a 16 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022.

Foram convidados a participar os 3 candidatos mais bem colocados nas pesquisas e candidatos de partidos com representantes na Câmara dos Deputados: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

O debate conjunto com os candidatos à Presidência da República será nos estúdios da Band, em São Paulo. Os 4 veículos fizeram uma parceria com o Google e o YouTube.

Fonte: Poder 360

Post a Comment