Ex-PSDB, Nelinho se filiou ao MDB em março deste ano, durante a janela partidária (Foto: Gustavo Simão)

O deputado estadual Nelinho Freitas é o nome mais cotado no MDB para ser indicado à vaga de vice na chapa do candidato a governador Elmano Freitas (PT). À reportagem, o parlamentar confirmou que seu nome está cotado para a composição, mas disse que ainda não havia nada definido até a noite desta quinta-feira, 4 de agosto de 2022.

A decisão oficial será anunciada durante a convenção do partido, marcada para esta sexta-feira, 5, às 9 horas, na sede do diretório estadual, em Fortaleza. O evento será realizado em formato híbrido com transmissão em tempo real, restrita aos filiados, via plataforma de videoconferência.

Eleito pelo PSDB em 2018, Nelinho trocou de legenda em março deste ano durante o período da janela partidária e ingressou no MDB a convite do presidente estadual da sigla, o ex-senador Eunício Oliveira. Deputado de primeiro mandato na Assembleia Legislativa, ele também é pré-candidato à Câmara Federal pelo partido.

O acordo que definiu ao MDB a prerrogativa de indicar o vice na chapa encabeçada por Elmano foi costurado diretamente pelo ex-presidente Lula, que mantém relações políticas estreitas com Eunício. A expectativa era que o nome fosse anunciado durante a convenção do PT, no último dia 30, aproveitando a participação do petista no evento. Contudo, sem consenso interno entre os emedebistas, o diretório estadual postergou a decisão para o último dia do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias.

Além de Nelinho, o deputado estadual Daniel Oliveira (MDB) e a própria esposa de Eunício, Mônica Paes de Andrade, também foram cotados para a vaga auxiliar na chapa petista, mas ambos os nomes já foram descartados.

A poucas horas do desfecho para o impasse, as chances são maiores para o ex-tucano, admitem fontes ouvidas pela reportagem. Questionado sobre a possível indicação de Nelinho, o deputado federal José Guimarães (PT) respondeu que o nome “tem chances” de ser confirmado. Ele disse, contudo, que os emedebistas ainda não haviam comunicado nenhuma decisão oficial até a noite desta quinta-feira, 4.

Fonte: O Povo

Post a Comment