Foto de apoio ilustrativo. Em Caririaçu, pais denunciam falta de manutenção do transporte escolar ofertado pela prefeitura da cidade. Foto: Evilázio Bezerra

Pais e responsáveis dos alunos de Caririaçu fizeram o registro de imagens denunciando suposto descaso e falta de manutenção do transporte escolar ofertado pela prefeitura da cidade para transportar as crianças da zona rural à zona urbana, onde ficam as escolas. O caso é investigado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) após repercussão da situação dos veículos utilizados. A população diz que os ônibus não teriam infraestrutura suficiente para transportar os alunos de maneira segura, conforme apuração do repórter Guilherme Carvalho, da CBN Cariri.

A promotoria de justiça respondeu à CBN Cariri que a falta de manutenção pode configurar improbidade administrativa. Nas imagens que viralizaram, o transporte fazia a linha Sítio Lourenço, zona rural, para a sede de Caririaçu.

“Assim, a gente que é mãe fica muito preocupada. Bota os nossos filhos para estudar e sabe que eles estão indo, mas não sabe se eles vão voltar. Esses ônibus não têm manutenção, não têm ninguém que se preocupe. Não tem segurança, os ônibus não têm nem cinto de segurança para esses meninos irem em paz para o colégio”, relatou uma mãe, que preferiu não se identificar, à reportagem da CBN Cariri.

Prefeitura promete solucionar os problemas
A CBN Cariri procurou a Secretaria da Educação de Caririaçu e a Procuradoria Geral do Município. “Diante das quebras constantes dos veículos e denúncias por parte dos pais de alunos, o Ministério Público instaurou procedimento para apurar, onde a Administração Municipal, por meio da Procuradoria e Secretarias de Educação e Infraestrutura apresentaram toda a situação, qual seja, primeira vez na história do município que foi contratado serviço de Transporte Escolar com ônibus, Vans e Microônibus, ou seja, restou demonstrado o interesse em resolver de uma vez por toda o problema das D20s”, disse em nota Jhonatan Morais Rodrigues, procurador do município de Caririaçu.

De acordo com o procurador, os problemas com o transporte escolar têm relação com a quadra invernosa bem "intensa e prolongada”, junto das condições do relevo irregular e vasta extensão de zona rural, com estradas não pavimentadas. Jhonatan Morais informou que a prefeitura e a Procuradoria trabalham para regularizar e qualificar o serviço nos próximos dias.

“A Prefeitura, diante da má prestação do serviço pelas empresas contratadas inicialmente, lançou nova licitação que ocorreu dia 5 de agosto de 2022, resultando em duas empresas vencedoras para os três lotes. As mesmas foram convocadas a assinar o contrato e devem comparecer até a próxima segunda-feira (15 de agosto de 2022), onde acreditamos que iniciados os trabalhos por estas novas empresas o serviço será de excelência”, destaca em nota o procurador.

Fonte: O Povo

Post a Comment