Foi instalado na manhã dessa sexta-feira, 23 de setembro de 2022, o Comitê Deliberativo do Pacto por um Ceará Pacífico, composto por representantes de vários órgãos. O referido comitê foi instalado durante a reunião solene de abertura do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O momento aconteceu no auditório do Hotel Encosta da Serra.

A presidência do Comitê Deliberativo será de competência do prefeito Zé Ailton Brasil. Entre as competências do referido comitê, está discutir e definir os objetivos, as principais estratégias e as respectivas funções e responsabilidades de cada instituição participante e as devidas pactuações; validar, acompanhar e monitorar indicadores e índices de violência e vulnerabilidades a serem considerados nas ações do Pacto; criar, articular e fortalecer redes interinstitucionais; entre outras.

Em sua fala, Zé Ailton Brasil cita que é de grande importância verificar a maneira que esses jovens e adolescentes estão vivendo, que muitas vezes estão sendo aliciados. "Acho que isso é uma das coisas que esse comitê, ele tem como objetivo é trabalhar mais a prevenção, principalmente com foco ali na criança, no adolescente", ressaltou.

Segurança fortalecida

O Crato receberá mais 40 policiais militares; cinco viaturas; duas bases do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC); duas bases móveis do COPAC.

Ele será formado pelos representantes do Tribunal de Justiça do Ceará; Ministério Público; Defensoria Pública; Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará; Polícias Civil e Militar; Delegacia de Defesa da Mulher; Perícia Forense do Ceará; Prefeitura Municipal do Crato; e Assessoria Especial do Gabinete da Governadoria do Estado do Ceará.

Post a Comment