13 postos de combustíveis foram fiscalizados em Fortaleza e Região Metropolitana. Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

05/09/2022

Um posto de combustíveis foi autuado em Fortaleza pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) por comercializar gasolina comum com percentual de etanol anidro de 67%, quando o correto é o percentual de 27%.

A autuação ocorreu durante fiscalização entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Ao todo, 13 postos de combustíveis foram fiscalizados em Fortaleza e Região Metropolitana.

Segundo a ANP, o posto que comercializava gasolina comum com percentual de etanol alterado também teve seis bicos e um tanque do produto interditados. O posto revendedor ainda sofreu autuações por apresentar instalações e equipamentos em desacordo com a legislação e por não ter os instrumentos utilizados na análise de qualidade dos combustíveis, que pode ser solicitada pelos consumidores.

No total, houve fiscalização em 13 postos de combustíveis distribuídos pelas cidades de Eusébio, Fortaleza, Guaiúba e Maracanaú.

Também em Fortaleza, outro posto foi autuado por apresentar termodensímetro (equipamento acoplado às bombas de etanol para verificar aspectos de qualidade) com problemas de funcionamento e por manter instalações e equipamentos em desacordo com a legislação.

Em Eusébio, na Região Metropolitana, um posto foi autuado por manter instalações e equipamentos em desacordo com a legislação aplicável, por não atender a normas de segurança (abastecimentos de motocicletas sem o desembarque dos condutores) e por não dispor da medida-padrão de 20 litros (equipamento utilizado para o teste de volume) aferida e com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Em Guaiúba e Maracanaú, três postos de combustíveis foram autuados pela mesma infração: manter instalações e equipamentos em desacordo com a legislação aplicável.

Fonte: g1 CE

Post a Comment