27/10/2022

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) continuará atuando, juntamente com a Polícia Federal (PF), para combater a propaganda irregular e os crimes eleitorais na véspera e no dia do 2° Turno das Eleições (29/10 e 30/10, respectivamente). Os dois órgãos irão atuar, sobretudo, para evitar crimes de compra de votos, transporte irregular de eleitores, aglomerações de eleitores, “boca de urna” e o chamado “derrame de santinhos”. Nesta quinta-feira (27/10), a PF enviou ao MPCE o planejamento operacional da instituição para o 2º turno das eleições deste ano.  

Dentre as medidas que serão executadas pela PF estão a filmagem por meio de drone para demonstrar aglomerações de eleitores, “boca de urna” e possíveis compras de votos e a atuação de equipes volantes em alguns pontos da cidade durante a madrugada da véspera e do dia de Eleição. Além disso, a PF irá reforçar as zonas eleitorais que requerem maior policiamento. Os eleitores de Juazeiro do Norte poderão se deslocar gratuitamente pelo transporte público no dia do 2° Turno das Eleições, com base na lei do município n.  5394/2022, publicada hoje. 

As atividades contarão ainda com apoio de equipes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e de outros órgãos de segurança atuantes no município de Juazeiro do Norte, bem como das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem durante a votação e a apuração das Eleições 2022. A partir disso, o Ministério Público poderá ajuizar ações eleitorais a fim de responsabilizar judicialmente pessoas eventualmente envolvidas em crimes eleitorais.   

Vale lembrar que, no dia 28 de setembro, os promotores de Justiça Francisco das Chagas da Silva, titular da 28ª Zona Eleitoral, e Alessandra Magda, titular da 119ª Zona Eleitoral, ambos com atuação eleitoral na Comarca de Juazeiro do Norte, participaram de uma reunião com a PF para definir as ações tomadas no período das eleições deste ano.

Post a Comment