De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a estimativa é que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com depressão ao redor do mundo. E para além da doença, as pessoas com algum transtorno mental precisam lidar também com o preconceito sobre o assunto.

O estigma relacionado ao transtorno mental é um dos maiores obstáculos no tratamento, pois o medo de ser rotulado impede o paciente de procurar ajuda, o que pode agravar ainda mais o quadro clínico dele.

A psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Débora Silva relata que “ durante a pandemia, os brasileiros perceberam a necessidade de entender o que é saúde mental. Neste sentido, parecem mais atentos acerca de quais sintomas podem estar a sinalizar uma redução na capacidade de enfrentamento adaptativo frente ao estresse do cotidiano.  Porém, o estigma em torno dos transtornos mentais ainda continua. Este estigma dificulta o diagnóstico, já que muitas pessoas têm certo bloqueio em pedir ajuda, seja por acreditarem que não conseguiriam ser ajudadas ou por avaliarem transtornos, da depressão, por exemplo, como fraqueza individual, incompetência ou falta de fé."

Alguns sintomas que podem ser indicativos de depressão:

- Alteração de peso e de libido;
- Distúrbio de sono e de humor;
- Fadiga ou perda de energia constante;
- Sentimento de culpa e inutilidade;
- Dificuldade de concentração e ideias suicidas.

Tratamento

A depressão é uma doença de causalidade multifatorial que exige acompanhamento médico. O tratamento é feito em conjunto pelo psicólogo e psiquiatra. Em muitos dos casos, é indicado o uso de medicamentos psiquiátricos, como antidepressivos e estabilizadores de humor.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
 
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Mais informações,
Assessoria Commonike

Post a Comment