A governadora Izolda Cela entregou, nesta sexta-feira (28), a obra de revitalização do Calçadão José Roberto de Carvalho (Zé Grandão), no município de Nova Olinda, na região do Cariri. O equipamento compartilha espaço com o ateliê do artesão Espedito Veloso de Carvalho (82), o Mestre Espedito Seleiro, e integra a área do Museu do Ciclo do Couro.

“A arte feita aqui leva o nome de Nova Olinda, do Cariri e do Ceará, atravessando cada vez mais os limites e as fronteiras. Porque é coisa de raiz, que tem toda a força de uma representação do nosso povo”, destacou a governadora Izolda Cela sobre a valorização do local revitalizado. “É com muita alegria que estou aqui para a inauguração deste espaço, que ele (Espedito) plantou o sonho e nasceu”, completou.

Requalificação
Além dos espaços públicos que necessitam ser protegidos e conservados tanto pela população quanto por entidades governamentais, homens e mulheres que marcam a história de um povo merecem o reconhecimento do Poder Público. É nesse contexto que o Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e da Secretaria da Cultura (Secult), investiu na urbanização e no paisagismo da área.


“É muito importante acreditar nos sonhos. Há 20 anos o Mestre Espedito dizia que iria fazer uma praça aqui, e aqui está. Esse o fruto de um sonho plantado. É um fruto bonito para Nova Olinda, para o Cariri, para o Ceará, Nordeste e todo o Brasil”, pontuou o Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba. “Viva Mestre Espedito Seleiro, que transforma sonhos em realidade”, completou.

As intervenções foram executadas em uma área de quase 570 metros quadrados, espaço no qual as estruturas implantadas realçam as características arquitetônicas e culturais da vida no sertão caririense, em harmonia com o museu, o ateliê do Mestre Espedito, e outros estabelecimentos adjacentes, no intuito de garantir conforto e segurança aos visitantes.


Com investimentos de R$ 590 mil, a obra incluiu a instalação de diversos elementos ornamentados, como cobertas e pilares de concreto trabalhados em revestimento de madeira, jardineiras, bancos, painéis que permitem a dissipação de calor, iluminação com rebatedores que proporcionam efeito luminotécnico e cenográfico, além de pavimentação em piso intertravado.

Mestre da Cultura Cearense
Em março, o Mestre Espedito foi homenageado com a Medalha Abolição 2020-2022 pelo Governo do Estado, em virtude de seus saberes populares na arte do couro, disseminados há mais de 70 anos.

“Eu me sinto muito bem [sendo reconhecido]. E isso é uma vontade minha, de manter a tradição da família, que, comigo, já são cinco gerações, já passando para a sexta”, comentou o artesão e Mestre da Cultura Cearense, Espedito Seleiro sobre ter seu trabalho e história reconhecida.


Da confecção de selas e trajes para vaqueiros sertanejos até a apresentação de sua arte em eventos de moda, exposições, novelas, filmes, livros, reportagens, pesquisas, entre outros, as criações do artesão já alcançaram destaque internacional.


Nascido em 29 de outubro de 1939 em Arneiroz, as vésperas de seu aniversário de 83 anos, Seu Espedito, como é conhecido pelos vizinhos e admiradores mais próximos, afirmou que não pretende parar de fazer o que ama. “A gente tem que fazer o que gosta. A vida só é boa quando se faz o que gosta”, finalizou.

Post a Comment