04/11/2022

O Ucáriri é um festival artístico com ênfase na economia criativa, que terá sua segunda edição entre os dias 4 a 13 de novembro. O evento abrange diversos fazeres artísticos em um encontro afetivo de diferentes linguagens (circo, fotografia, cultura popular, moda, artesanato, teatro, design, música, performance, literatura, cultura alimentar e audiovisual) produzidas pelo e para povo que vive no Cariri.

Com produção da Casa Ucá e Nós Cultural, a programação é gratuita e acontece nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, com recomendação da doação 2kg de alimentos não perecíveis que serão direcionados ao Mesa Brasil Sesc.

A abertura acontece dia 4, a partir das 16h, com a Feira da Beatos na Praça Siqueira Campos, no centro do Crato, seguido de “Versejando em Harmonia”, com Tamara Lacerda e Josenir Lacerda; Leitura Cordel - Academia dos Cordelistas do Crato; apresentação das Cirandeiras do Cordel no Cariri; e o show “Candente”, com João do Crato. Já o show “Rabeca Bamba”, acontecerá na Casa Ucá, a partir das 22h.

“O sertão de utopias?”
“Ao propormos este tema, pretendemos trazer para o palco os questionamentos sobre esse sertão utópico que é insistentemente demonstrado quando se fala de arte e cultura. Será que vivenciamos de fato um ser (tão) de utopias? Utopia de quem e para quem? Nosso sertão é diverso em suas linguagens, manifestações e nos povos, será que todos têm a mesma utopia sobre o lugar onde vivem? Como é viver e fazer cultura no sertão real? Há tempo de pensar em utopias diante das questões urgentes da vida?”, questiona Saymo Luna, coordenador do festival.

Em 2022, o festival extrapola as barreiras físicas da Casa Ucá, localizada em Crato, e se estende também pelos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha. Em Crato, o festival se estende pelo Território Criativo do Gesso, propiciando maior fruição de sua programação e democratização do acesso à cultura para as comunidades circunvizinhas da casa. As ações do festival também acontecerão na sede da Casa Ucá, Comunidade do Gesso, Casa Ninho de Teatro, Praça Siqueira Campos (centro) e Praça do Cruzeiro.

Em Juazeiro do Norte as ações irão acontecer no Centro Cultural Marcos Jussier e Colina do Horto, em Barbalha, o distrito de Caldas será a sede dos encontros no município.

De acordo com a coordenação do festival, estima-se atingir um público direto de 6 mil pessoas, nesta segunda edição, através de uma programação diversificada com ações de formação e fruição. O Ucáriri é destinado a crianças, pessoas jovens e adultas, estudantes, pesquisadores, professores, artistas visuais, artesãos, pessoas LGBTQIA+ e comunidade em geral. 

Em sua primeira edição, em 2021, o Festival Ucáriri contou com mais de 65 fazedores de cultura em uma programação que durou seis dias e concentrou-se na sede da Casa Ucá. atendendo um público de 710 pessoas de forma direta e 11.000 pessoas indiretamente.

Parceiros Institucionais
O Festival Ucáriri conta atualmente com parcerias com o Centro Cultural Banco do Nordeste, Vila da Música (Secult/CE), Sesc Crato, Complexo Ambiental Mirante do Caldas (Sema/CE), Complexo Ambiental Caminhos do Horto (Sema/CE) e Adufc.

Confira as novidades e detalhes nas redes sociais do Festival Ucáriri (clique aqui).

Post a Comment