07/11/2022

Desde a madrugada deste sábado (5), moradores do município de Salitre presenciam um evento fora de época. O açude público Papagaio, localizado a 22km da sede do município, sangrou em decorrência das fortes chuvas que ocorreram na madrugada do fim de semana.

De acordo com o professor e residente do local, Andherson Alencar, o fato é histórico e torna-se motivo de muita alegria para os moradores, “nunca aconteceu isso em novembro, o período que sangra é sempre em março e abril”, conta.

Os residentes do entorno do açude relatam que o reservatório chegou a sangrar em abril deste ano, mas que nunca presenciaram o fato durante o segundo semestre do ano.

Na localidade, pluviômetros particulares marcaram que a chuva registrada no período chegou a 176 milímetros. Já nos dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a chuva máxima atingiu 142 mm no posto Chapada do Alegre e 79 mm no posto Salitre.

De acordo com a Funceme, as precipitações que ocorreram estão associadas a áreas de instabilidade, que são influenciadas por um sistema frontal localizado no oceano Atlântico, nas proximidades da costa dos estados de Sergipe e Alagoas.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment