A Assembleia legislativa do Ceará aprovou, na sessão realizada na tarde desta quinta (15 de dezembro de 2022), a ampliação da poligonal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, de 1003 hectares para 1.374 hectares. Para o titular da Secretaria Estadual do meio Ambiente 9SEMA), Artur Bruno, “trata-se de uma conquista relevante, no sentido de aumentar o tamanho de nossas áreas protegidas”.

O governador Camilo Santana assinou decreto e criou a APA do Horto de Padre Cícero em 23 de março deste ano. Foi a 35ª a ser decretada pelo Governo do Ceará, localizada na Serra do Catolé (Colina do Horto), compreendendo uma área de importante destino do fluxo de turistas e romeiros. A APA conta com um teleférico.

O equipamento visa incrementar o turismo na região, principalmente o religioso, já que liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero. Mesmo com um grande fluxo de pessoas na região, o Governo do Ceará trabalha para que o turismo seja realizado de maneira sustentável, daí a importância da regulamentação do uso do espaço, com a criação da nova APA. A UC foi criada após estudo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pela Universidade Regional do Cariri (Urca), em parceria com o Geopark Araripe.

Post a Comment