A SAAEC promoveu nos dias 14, 15 e 17 de dezembro de 2022, importante ação no sentido de reflorestar área destruída por incêndio ocorrido no Sítio Carrapato, localizado no bairro Lameiro, em Crato. A ação denominada Estação Ambiental produziu bombas de sementes em oficinas ministradas pelo Núcleo de Educação Hidroambiental da empresa nos dois primeiros dias para crianças da comunidade da Vila Carrapato.

No sábado (17) foi o dia de reunir a criançada da localidade para lançar as bombinhas produzidas, numa grande área totalmente destruída pelo fogo, além de participar de uma série de atividades como exposição de fósseis e de exemplares da fauna preservados em álcool e distribuição de mudas nativas. 

As bombas de sementes são uma tecnologia social, de origem japonesa e utilizada na permacultura que está sendo disseminada pela empresa em escolas e comunidades da cidade do Crato, trata-se de bolinhas feitas com barro e esterco com sementes em seu interior que potencializam a germinação facilitando o reflorestamento de áreas degradadas.

A SAAEC contou com a  parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  ICMBio, Ponto de Cultura Carrapato Cultural, Geopark Araripe e ONG Biodiverse para a realização.

Post a Comment