01/12/2022

Uma equipe da 1ª Companhia do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma vaca que caiu em um buraco de dois metros e meio e 60 centímetros de diâmetro, em Barbalha – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. O resgate aconteceu na manhã dessa quarta-feira (30), no sítio Brejão na zona rural do município. 


O tutor do animal viu quando a vaca caiu no terreno, o solo estava úmido e cedeu com o peso do animal. O local estava cercado por formigueiros. Para o resgate, a equipe do CBMCE utilizou um tripé e sistema de cabos quatro por um.

VÍDEO:


Ao chegarem no local, os bombeiros militares se depararam com o animal dentro de um buraco e sem condições de locomoção.  “O tutor percebeu de longe o animal afundando no terreno. Segundo ele, se não tivesse acionado o CBMCE, possivelmente, o animal não resistiria. Para o resgate, a equipe utilizou um tripé e sistema de cabos quatro por um para içar a vaca. O local não tinha espaço para entrar nenhum bombeiro militar para resgatá-la. Inicialmente, a vaca foi içada pelas patas frontais até ser possível abraçar seu corpo com uma cinta e retirá-la do local. O animal foi salvo com sucesso”, explica o soldado Cid Elton Queiros, que participou do socorro.

A vaca foi entregue aos cuidados de seu tutor com algumas escoriações, devido à queda no terreno. Agora, o animal encontra-se em uma fazenda da região.


Como acionar o CBMCE?
O CBMCE orienta que a população deve acionar os bombeiros militares por meio do número 193 nas situações de acidentes com animais ou crianças. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Post a Comment