25/12/2022

Um casal de idosos, Fernando Albernaz, de 95 anos, e Lygia de França Albernaz, de 93 anos, procuraram a sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para cumprir com o dever de participar do Censo Demográfico 2022.

Eles residem no Bairro Aldeota, em Fortaleza, e não quiseram aguardar pelo retorno do recenseador ao domicílio. Foi então que decidiram, por conta própria, ir pessoalmente até a sede da Superintendência do IBGE no Ceará para solicitar o preenchimento do questionário.

Segundo o IBGE, a visita ocorreu em 6 de dezembro, quando o casal foi recebido pelo Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, e pela equipe da Coordenação de Divulgação do Censo no estado.

A visita foi uma surpresa para os servidores do IBGE, que prontamente providenciaram o recenseamento de dona Lygia e seu Fernando. Theo Sales, Coordenador de Área do Censo em Fortaleza, fez o papel de recenseador e, munido do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), registrou cada uma das respostas do casal. O questionário sorteado foi o básico, que possui 26 perguntas e é aplicado na maioria dos domicílios.

Em menos de cinco minutos, Theo anunciou que o recenseamento estava finalizado, o que causou grande admiração no casal, que não imaginava que seria tão rápido e fácil participar do Censo.

"E tem alguém que deixa de responder?", perguntou, surpreso, seu Fernando, que sempre fez questão de participar de todos os recenseamentos que já ocorreram ao longo de suas mais de nove décadas de vida.

Enquanto muitas pessoas se recusam a receber o Censo, ele e a esposa são a demonstração de que a idade avançada não é obstáculo para participar. Mais velhos até que o próprio IBGE, fundado em 1936, há 86 anos, dona Lygia e seu Fernando se mostraram bastante ativos e lúcidos, com muito conhecimento e experiência acumulados.

Fonte: g1 CE

Post a Comment