Com o tema intitulado “Velhices plurais: o direito de envelhecer”, a Semana Social do Envelhecimento retorna ao Cariri pelas mãos do Sesc Crato, com atividades desta segunda-feira, 12/12/2022, até a sexta-feira, 16/12. Aberta ao público, a iniciativa, que chega à sua 20ª edição, é desenvolvida pela equipe do Programa Assistência Sesc Crato, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Crato.  

A Semana volta a ter o formato totalmente presencial após dois anos. Em 2021, a programação alternou-se em ações de forma híbrida (também contando com atividades online).

Serão palestras e oficinas, entre outras atividades, desenvolvidas dentro do escopo do Trabalho Social com Idosos (TSI), na própria unidade do Sesc Crato (Espaço Foyê), nos Espaços do TSI PCG em Extensão, no Centro de Pastoral e na Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados (SCAN), nos dias 13 e 15, respectivamente. Tudo com o objetivo de compreender o processo de envelhecimento humano, trazendo discussões a respeito das diferentes formas de envelhecer em meio à diversidade social existente no país.

Para participar, os interessados devem doar 2kg de alimentos não perecíveis, com todas as doações sendo destinadas ao projeto Mesa Brasil Sesc. Uma contribuição valerá para toda a programação da semana, com outra tendo de ser feita para o baile de encerramento, agendado para a sexta-feira, 16.

Trabalho com idosos
O Trabalho Social com Idosos (TSI) atua no Ceará desde 1983, sendo que o Sesc Crato possui três grupos que realizam esse trabalho, mais dois de idosos PCG (atuando na SCAN e no Centro de Pastoral), atendendo, em média, 230 idosos. 

O objetivo do projeto é proporcionar atividades que visam a socialização, o desenvolvimento do envelhecimento ativo, o fortalecimento da autonomia e da independência, o incentivo das relações entre as gerações, além do trabalho realizado com a família.

Ao fazer parte do TSI, o idoso pode participar de atividades gratuitas como: reuniões de integração, bailes temáticos, dinâmicas, vivências, palestras, oficinas, seminários, trabalhos manuais, canto coral e criação literária, entre outras. 

PROGRAMAÇÃO

12/12

Oficina de Almofada Natalina 

Local: Sesc Crato. 

Horário: das 15h às 17h

13/12

Oficina de Musicalidade Regional e Tradição

Local: Foyê – Sesc Crato

Horário: das 08h30 às 10h30

Oficina de Almofada Natalina 

Local: Centro de Pastoral 

Horário: das 14h às 16h 

14/12

Palestra 1: “Envelhecer é reconstrução de novas identidades”. 

Palestra 2: “Direito de envelhecer na Pluralidade” (em parceria com a OAB – Crato)

Local: Foyê – Sesc Crato

Horário: das 14h30 às 17h30

15/12

Intercâmbio Cultural TSG

Local: Sesc Crato

Horário: das 8h30 às 10h30

Oficina de Almofada Natalina 

Local: Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados (SCAN)

Horário: das 15h às 17h

16/12

Encerramento – Baile Temático: Black And White

Local: Quadra de Esporte Sesc Crato

Horário: das 15h às 18h

Post a Comment