FOTO: Anderson Duarte

30/12/2022

Os dados preliminares trazidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo 2022 já deixa expresso algumas questões, uma delas é que o ritmo de crescimento populacional das cidades do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) está abaixo do que era projetado. 

Segundo as informações trazidas pelo censo, Juazeiro do Norte segue com o maior contingente populacional da região. Contudo, com uma população de quase 10 mil pessoas a menos do que era estimado pelo próprio IBGE, em 2021. As informações preliminares mostram que a cidade conta hoje com um total de 269.435 habitantes. 

Fluxo semelhante aconteceu na cidade de Crato, que projetava, em 2021, ter cerca de 133 mil moradores. No entanto, o censo evidencia que a cidade é, na verdade, ocupada por pouco mais de 130 mil habitantes. 

Barbalha, entretanto, fez o caminho inverso. Entre as três, foi a única que consolidou adensamento populacional superior ao que era previsto. A cidade apresentou, de acordo com o instituto, um contingente de 72.700 habitantes. Nessa linha, indica-se que em 2021 a cidade estimava contar com cerca de 62 mil moradores. 

Reforça-se que, naturalmente, quando a comparação volta-se para 2010, ano do censo anterior, as três cidades apresentam crescimento sustentado. Indica-se que naquele período Crato dispunha de uma população de 121 mil pessoas, enquanto Barbalha contava com cerca de 55 mil e Juazeiro do Norte com 250 mil. Ou seja, há uma evidente ampliação no volume populacional no Crajubar, todavia, em crescente mais lenta do que os órgãos programavam.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment