Será realizada nesta segunda-feira, 19 de dezembro de 2022, em Crato, a solenidade de reconhecimento com diplomação dos novos Mestres e Mestras da Cultura, às 17h, no Centro Cultural do Sérvulo Esmeraldo, com a presença da Governadora Izolda Cela, e o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba. Serão ampliados de 80 para cem mestres diplomados no Estado. Este ano, serão agraciados mais dois mestres do Município do Crato, a poeta e cordelista Josenir Lacerda e o Mestre Cícero Galdino, um exímio conhecedor da Floresta Nacional do Araripe e sua vegetação, artesão, além de ser guia da floresta pelo conhecimento adquirido ao longo da sua vida.

Os novos Tesouros Vivos da Cultura serão 25 pessoas naturais, dois grupos e uma coletividade, que receberão a titulação, com o objetivo de preservar a memória cultural e garantir a transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais. O Centro Cultural onde acontece o evento é um novo espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante. A solenidade vai contar com a apresentação cultural.

Os Mestres e Mestras da Cultura são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, após apresentação de propostas pela sociedade civil, os Mestres e Mestras passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.

Post a Comment