O governador eleito do Ceará, Elmano Freitas (PT), anunciou mais nomes que vão compor o secretariado da gestão de 2023-2026, nesta sexta-feira (30). Desta vez, ele começou o anúncio pelo secretário da Casa Civil, Max Quirino. Veja lista abaixo.

Casa Civil, Max Quirino: é mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC e graduado em Geografia pela Uece. É professor estadual. Foi diretor da Ematerce, de 2011 a 2015; presidente do Instituto Agropolos do Ceará, de 2015 a 2017; e presidente da Ceasa-CE, de 2018 a 2021, até assumir, em fevereiro do mesmo ano, e superintendência do Detran-CE.

Articulação Política, Waldemir Catanho: é graduado em Jornalismo pela UFC. Filiado ao PT, tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais, foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza de 2004 a 2012 na gestão da então prefeita Luizianne Lins.

Infraestrutura, Antônio Nei de Sousa: é advogado formado pela Unifor. Antônio Nei já esteve como secretário-executivo da Secretaria das Cidades. Foi prefeito, vice e secretário municipal de Pereiro. Atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e atuou como conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Foi secretário-executivo de Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Seciterce), Sandra Monteiro: é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Tem especialização em Administração Hospitalar e em Fisiologia Humana; mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC; e pós-doutorado pela UFC. Atuou na docência no IFCE, UFRN e Unifor. Foi responsável pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece. Atualmente é chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina/UFC.

Pesca e Aquicultura, Oriel Nunes Filho: deputado estadual eleito para a legislatura 2023-2026. Fisioterapeuta e agropecuarista, foi chefe de Gabinete da Regional V da Prefeitura de Fortaleza. Assumiu como suplente uma cadeira da Assembleia Legislativa na legislatura 2019-2022, atuando nas comissões de Cultura e Esportes; Orçamento; Saúde, e Viação e Transporte.

Relações Internacionais, Roseane Medeiros: é graduada em Engenharia Civil pela UFC e mestre em Engenharia Estrutural pela PUC-RJ. Roseane Oliveira em Medeiros já atuou na área de formação na iniciativa privada e também como professora universitária. Presidiu entidades de classe e câmaras temáticas, além de ter sido presidente do Conselho Industrial do Ceará e diretora da Fiec. Está como secretária-executiva da Indústria na Sedet.

Direitos Humanos, Socorro França: é graduada em Direito, Administração e Economia e com mestrado em Direito Público, tem quase 60 anos de serviço público. Foi procurada-geral de Justiça do Ceará por cinco mandatos; ouvidoria-geral do Estado; coordenadora do Decon; assessoria de Políticas Públicas sobre Drogas e integrante do Conselho de Direitos Humanos do Estado, do Conselhor Superior do Ministério Público, do Conselho de Família e Cidadania, e do Conselho Nacional de Defesa de Defesa do Consumidor. Esteve à frente da SPS e da Sejus e como conselheira da Arce.

Cidadania e Diversidade, Mitchelle Meira: especialista em direitos humanos, é assessora parlamentar, vice-presidente do Conselho Estadual de Combate à Violência e Discriminação LGBT; secretária estadual LGBT do PT e membro da Secretaria Nacional LGBT do PT. Foi a primeira coordenadora nacional da política LGBT no Governo Federal, na gestão do presidente Lula, e coordenadora municipal da política LGBT, na gestão Luizianne Lins. Militante da Articulação Brasileira de Lésbica, Marcha Mundial das Mulheres e integrante do Fórum Cearense LGBT.

Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel: é graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação em Administração da Educação e Mestrado em Educação. Foi professora na educação básica e na Uece, diretora escolar, delegada Regional de Educação, subsecretária de Educação do estado e presidente da TVC. Foi ainda secretária da Educação de Sobral e preside o CEE.

Veja abaixo a lista dos secretários já divulgados
Desenvolvimento Econômico, João Salmito Filho: é professor e cientista social formado pela Uece, com mestrado concluído e doutorado em andamento em Políticas Públicas pela Uece. Possui MBA em Gestão e Governança Pública pela Unipace. Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. Foi, ainda, secretário do Turismo de Fortaleza em 2013/2014. É deputado estadual reeleito para segundo mandato.

Turismo, Yrwana Albuquerque Guerra: possui formação e pós-graduação em Turismo. Já atuou como gerente e assessora em várias áreas e diretorias da Secretaria do Turismo do Ceará e também possui experiências no turismo junto ao setor privado. Atualmente é secretária municipal de Turismo e Cultura de Caucaia.

Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz Ricardo: eleito para o terceiro mandato seguido, ele é trabalhador rural que ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e no Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional, secretário de finanças e presidente da Fetraece.

Meio Ambiente, Vilma Maria Freire dos Anjos: é administradora, especialista em Gestão Pública e mestranda em Políticas Públicas. Coordenou a implantação do PPA Participativo do Estado do Ceará de 2007 a 2010. É a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), cargo que ocupa desde 2019. Única mulher a presidir o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, até maio de 2022.

Trabalho, Vladyson da Silva Viana: é presidente do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no Gabinete do Governador e como integrante da coordenação do Projovem Campo e Urbano. Na esfera federal, foi chefe de gabinete da Secretaria e Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.

Povos Indígenas, Juliana Alves: é Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e professora indígena. Possui licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia pela UFC. Já foi diretora da Escola Indígena do Povo Jenipapo-Kanindé. É cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).

Esporte, Rogério Nogueira Pinheiro: permanece no secretariado sendo atualmente responsável pela área de Esporte e Juventude. É graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Rogério Pinheiro é pós-graduando em Gestão e Empreendedorismo no Esporte. Foi chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e atuou nas secretarias do Esporte do Estado.

Secretaria das Mulheres, Jade Afonso Romero: vice-governadora eleita do Ceará, Jade Romero é graduada em Gestão Pública pela Unifor, especialista em Políticas Públicas pela UGF e mestranda em Administração Pública pela Universidade de Lisboa. Foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará na gestão Camilo Santana, secretária de Participação Popular de Fortaleza, e já representou o Brasil na cúpula jovem dos Brics. Possui forte atuação nas áreas de Juventude e Mulheres.

Controladoria e Ouvidoria, Aloísio Barbosa de Carvalho Neto: é graduado em Direito pela Unifor, com atuação como advogado. Foi secretário de Finanças de Fortaleza, secretário-executivo da SSPDS e da Sesporte; superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Ceará e superintendente Executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em 2019 assumiu como secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, cargo que já havia ocupado de 2007 a 2010.

Igualdade Racial: Zelma Madeira: é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela UFC. É professora da graduação e do mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará. De 2015 a 2020 comandou a política de igualdade racial do estado. Em 2020, assumiu a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará.

Recursos Hídricos, Marcos Robério Ribeiro: é deputado federal reeleito para segundo mandato. Foi prefeito de Itarema por dois mandatos, entre 2005 e 2012, e deputado estadual entre 2015 e 2018. Em 2021, atuou como assessor de Assuntos Federativos do Governo do Ceará.

Cidades: Zezinho Albuquerque. José Jacome Carneiro Albuquerque desempenhou o cargo de secretário das Cidades na gestão do ex-governador Camilo Santana, entre 2019 e 2021. Foi eleito para o nono mandato como deputado estadual. Em 2013 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, sendo reeleito em 2015 e 2017.

Anunciados anteriormente
Planejamento, Sandra Maria Olimpio Machado: mestre em Administração e especialista em Contabilidade e Controle pela Unifor. Possui graduações em Ciências Contábeis pela o UFC, em Administração pela: Unifor e em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito. Também possui diploma de Estudios Avanzados em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Sandra Machado é auditora fiscal do Ceará desde 1990 e atual secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz.

Fazenda, Fabrizio Gomes: doutor e mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará; além de graduado em Economia pela Universidade Católica do Salvador (UNICSAL). Ocupa o cargo de Auditor Fiscal Contábil Financeiro da Receita Estadual desde 2007. É professor universitário e tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas. Atualmente, é secretário-executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz.

Educação, Eliana Estrela: a secretária permanece na pasta após ter feito parte da gestão de Camilo Santana e Izolda Cela. É formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Urca; especialista em Gestão Pública pelo Caed da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo Caed, doutoranda em Educação pela Vece. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de Crede. É ainda funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Juventude, Adelita Monteiro: é comunicadora popular e artesã. Estudou Estilismo e Moda na Universidade Federal do Ceará e milita pela juventude desde os 15 anos, começando nas Pastorias da Juventude. Foi integrante do Movimento Hip Hop (MH20) e fundou o Movimento Livre (por gratuidade no transporte público), além de atuar junto a juventudes nas periferias de Fortaleza. Ministra cursos de Artesanato e possui forte presença na comunicação popular e redes sociais.

O governador eleito do Ceará começou a anunciar parte do secretariado na última sexta-feira (23). Confira os secretários já confirmados:

Saúde, Tânia Mara Silva Coelho: médica formada pela UFC. Possui Residência em Infectologia e especialização em Medicina do Viajante pelo Royal College of Glasgow, na Escócia, e especialização em Gestão das Clínicas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio: possui graduação em Direito e especialização em Direito e Processo Administrativo pela Unifor. É delegado da Polícia Federal há 15 anos e atuou em diversas operações contra o crime organizado no Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte.

Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque: atual secretário da pasta, ele é policial civil do Distrito Federal e especialista em Segurança Pública e Gestão Prisional. Fundou a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do DF, onde foi diretor de 2000 a 2015.

Controladoria-Geral de Disciplina, Rodrigo Bona Carneiro: atual titular da CGD, Bona é mestre em Direito e Soluções Consensuais pela Unifor. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior do Amazonas. Delegado de Polícia Civil do Amazonas.

Secretaria da Proteção Social, Onélia Santana: graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Urca, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, com MBA em Administração Pública: Planejamento, Gestão e Finanças pela PUC. É a idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.

Procuradoria-Geral do Estado, Rafael Machado Moraes: Graduado em Direito pela UFC, com especialização em Direito Público. Assumiu a Consultoria-Geral da Procuradoria-Geral em 2013, desde 2019, exerce o cargo de Procurador-Geral -Executivo-Assistente, coordenando juridicamente toda a atividade administrativa, consultiva e legislativa do Poder Executivo.

Secretaria da Cultura, Luísa Cela: Luísa Cela de Arruda Coelho é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Saúde da Família, também pela UFC. Atuou como secretária-executiva da Secult na gestão de Camilo Santana. Integra, atualmente, o Consórcio Nordeste.

Fonte: g1 CE

Post a Comment