FOTO: Antonio Rodrigues

O governo federal liberou nesta quinta-feira, 8 de dezembro de 2022, parte do financeiro bloqueado da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para pagamento de benefícios estudantis vinculados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). De acordo com a Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA), os estudantes da UFCA devem receber os valores referentes aos auxílios estudantis já nesta sexta-feira, 9 de dezembro de 2022.

As bolsas em atraso (Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura), os auxílios não Pnaes e os pagamentos de fornecedores seguem aguardando a liberação do restante do financeiro da Universidade. A UFCA vem buscando alternativas junto ao Ministério da Educação (MEC) para realizar o pagamento desses benefícios.

Para o reitor da UFCA, Ricardo Ness, é uma boa notícia, mas é preciso manter a mobilização contra o bloqueio do financeiro das universidades e institutos federais, por parte do governo federal, uma vez que o financeiro da UFCA não foi totalmente desbloqueado: “A luta continua. Nós ainda não conseguimos resolver o problema, mas a solução está chegando aos poucos”, disse.

Os reitores das universidades e institutos vinculados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) estiveram reunidos, durante toda esta quinta-feira, debatendo o corte orçamentário e o bloqueio do financeiro das instituições. Conforme o reitor da UFCA, durante a reunião, foi anunciada uma movimentação do governo para liberação do financeiro: “Com isso, há esperança de a situação ser amenizada nos próximos dias”, declarou.

Os gestores das universidades e institutos federais alegam que “nada justifica” o bloqueio de seus financeiros, uma vez que as despesas já em curso foram autorizadas pelo governo federal e contabilizadas nos respectivos orçamentos.

Post a Comment