Foto: Shutterstock

A venda do medicamento Lagevrio (molnupiravir) foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quinta-feira (22 de dezembro de 2022). Usado no tratamento contra a Covid-19, o antiviral pode agora ser vendido para farmácias e hospitais particulares no Brasil. 

No entanto, nas farmácias, será preciso ser realizada sob retenção de receita. Essa prática já acontece com antibióticos.

Segundo a Anvisa, o remédio atua impedindo a replicação do coronavírus no organismo e deve ser tomado cinco dias após o início dos sintomas. 

“Para ajudar a prevenir a progressão da doença, internações hospitalares e mortes, os medicamentos antivirais para infecções respiratórias agudas devem ser usados o mais cedo possível após o correto diagnóstico da infecção."
MEIRUZE FREITAS
Diretora relatora

QUAIS AS RESTRIÇÕES DE USO?
A Anvisa recomendou que o uso seja restrito a adultos acima de 18 anos, sendo indicado para os casos em que a doença está em estágio moderado ou com risco de progredir para Covid-19 grave. 

No entanto, não é indicado para uso por mais de cinco dias seguidos ou para mulheres grávidas. Também não está autorizado para profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção da doença.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment