Chuva em Crato. FOTO: Site Gazeta do Cariri

O fim de semana deverá apresentar condições para mais chuvas mais generalizadas na véspera de Natal, segundo previsão elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As precipitações já deverão iniciar ao longo desta sexta-feira (23 de dezembro de 2022), chegando a todas as macrorregiões. Já no sábado (24), ainda com chances de chuva em todo o território, a tendência é que os maiores acumulados ocorram na porção sul do Estado, principalmente entre tarde e noite.

No domingo (25), a Funceme aponta redução nas condições favoráveis à chuva, mas ainda com possibilidade de precipitações pontuais ao longo território cearense.

As precipitações decorrem da interação entre dois sistemas: Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – que deverá perder força já no sábado – e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Além disso, efeitos locais como o sistema de brisa, temperatura e umidade elevadas, e a interação dos ventos com o relevo, também colaboram para os acumulados.

Post a Comment