29/12/2022

Após longa espera, de quase dez anos, agora o antigo SAMDU recebe o Serviço de Assistência Médica Especializada - SAME, que estava funcionando no prédio do Hospital Estephânia. O espaço também abrigará o primeiro Centro de Referência de Diabetes do Município. A inauguração será nesta quinta-feira, 29 de dezembro, às 17h. O SAME fica localizado no bairro Franciscanos, na Praça dos Ourives. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Com a reforma, que custou mais de 500 mil reais - parte do dinheiro oriundo de verba federal, através de emenda parlamentar do deputado Chico Lopes, e aproximadamente 200 mil do Tesouro Municipal -, o SAME ganhou salas climatizadas e 29 especialidades. Dentre elas, exames de endoscopia e ultrassom. No SAME, funcionarão, ainda, a farmácia básica e a farmácia dos medicamentos controlados, com entregas diárias.

A Secretária de Saúde, Francimones Rolim, destaca a importância desses equipamentos para os juazeirenses. Ela lembra que o antigo SAMDU faz parte da história do Município e estava fechado desde meados de 2014. Quanto ao funcionamento do Centro de Referência de Diabetes, Francimones explica que, "antes, a população tinha que pegar insulina em um lugar, fitas e lancetas em outros e, agora, teremos tudo aqui no nosso serviço de atendimento. Aqui, todo paciente que sair da consulta com o especialista já sairá com seus exames laboratoriais agendados, sem precisar ir para a Central de Marcações", conclui.

Post a Comment