13/12/2022

Fontes revitalizadas e 210 m² de piso podotátil instalados para oferecer mais acessibilidade às pessoas com deficiência visual. No geral, 50% dos trabalhos já foram concluídos na praça Francisco Sá, a Cristo Rei, no Centro do Crato.

Faltam, basicamente, a instalação de novos bancos e postes, com iluminação em LED, pintura e paisagismo, além da restauração do maquinário do relógio, que está em andamento na oficina do Mestre Geraldo Freire. O equipamento deve ser entregue à população no próximo mês.

A praça, construída no início do século XX ao lado da Rede Ferroviária Federal - RFFSA, representa um dos principais cartões postais da cidade. O Cristo Redentor, monumento central, é símbolo oficial do município.

Para a obra de construção, revitalização e reforma estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 405 mil, através de convênio firmado entre a Prefeitura do Crato e o Governo Federal.

A cratense Ana Cleide Meneses diz que a praça marcou sua vida como tia. "Foi nela que vivi os melhores momentos com meus primeiros sobrinhos, quando eram crianças, há mais de 30 anos", lembra.

Depois, vieram novas histórias com os próprios filhos. Agora, a expectativa dela é construir lá memórias com o neto de 5 anos.

"Não vejo a hora de levar o Gabriel para brincar onde a mãe e o tio dele tanto se divertiram na infância. A Praça Cristo Rei é muito mais do que uma área de lazer, é uma relíquia que vem atravessando gerações de famílias no Crato, como a minha. Ela precisava mesmo ser revitalizada", ressalta Ana Cleide.

Post a Comment