03/12/2022

Na manhã desta sexta-feira (02), a primeira do mês de dezembro, sob os auspícios do glorioso Patriarca São José, o Seminário diocesano de Crato acolheu o seu novo reitor. A partir deste dia, o Pe. Cicero Luciano Lima estará à frente na condução da casa de formações dos futuros presbíteros da Diocese de Crato, dando continuidade a missão desempenhada pelo Pe. Acúrcio Barros desde o ano de 2017. Presidida por Dom Magnus Henrique, e concelebrada por diversos padres – da Diocese e de outras regiões, a Santa Missa contou com a presença de seminaristas, familiares e amigos do sacerdote empossado.

“O dileto reitor irá prestar esse serviço à Igreja de Jesus Cristo na formação dos futuros presbíteros, preparando-os – junto com os demais formadores – a serem discípulos configurando o próprio coração ao Bom Pastor”, assim orienta o documento de provisão, lido durante a celebração.


De forma simbólica, para marcar o início da missão no ‘Casarão de São José’, fora entregue ao sacerdote um crucifixo. “Cristo conta contigo!”, diz o bispo diocesano, no ato de entrega. Como compromisso de fidelidade, o novo reitor responde: “e eu com a sua graça”.

Em sua fala, o magnifico reitor expressou seu sentimento por este novo tempo. “Tem uma parte do canto de um mantra que diz: ‘tudo é graça, Deus nos conduz’, são essas as palavras que estão em meu coração desde que foi anunciada a minha transferência para o casarão de São José. Sou consciente do grande desafio que tenho pela frente, formar os futuros padres da nossa diocese. O mesmo Deus que me guiou nos dez anos que me guiou no Seminário propedêutico será o mesmo Deus que me guiará neste novo tempo”, disse o sacerdote.


Padre Cicero Luciano foi nomeado como Reitor do Seminário São José, após a publicação de comunicado diocesano no dia 04 de agosto de 2022. O mesmo documento também nomeava o diácono Rodrigo Rêmulo, que será ordenado sacerdote no próximo dia 16 de dezembro, como Prefeito dos Estudos.

“Para mim é uma alegria já no início do ministério dedicar-me a esta casa que me acolheu e formou, junto a alguns dos padres que marcaram minha história vocacional. Espero corresponder à missão assumida e à confiança do nosso pastor diocesano, de velar com solicitude pela vida acadêmica dessa casa de formação”, contou o diácono.

SAIBA MAIS:

O Reitor do Seminário é um sacerdote que, consideradas as suas qualidades e aptidões e comprovada identidade sacerdotal, por seu grande amor pela Igreja e autêntica comunhão com o presbitério e seu pastor, é nomeado pelo bispo para que dirija e governe, sob sua autoridade, a comunidade do seminário. Recai sobre ele a principal responsabilidade da direção do seminário: coordenar todos os demais formadores; fomentar uma estreita cooperação com eles, promovendo a formação dos seminaristas com um trabalho harmônico.

O Prefeito de Estudo, por sua vez, é aquele sacerdote, que por sua sã doutrina e preparação acadêmica especializada, por sua visão, por sua reconhecida capacidade pedagógica é designado pelo bispo para levar adiante o planejamento e a coordenação educacional da dimensão intelectual da formação dos seminaristas junto aos Institutos de Filosofia e Teologia, representados canonicamente por seus respectivos diretores. Tem em conta as diretrizes do Magistério da Igreja, da Ratio Fundamentalis (Razão fundamento) e do próprio bispo.

Post a Comment