A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, realiza no próximo dia 25 de janeiro de 2023, a 109ª edição da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa. O evento, que acontece a partir das 7 horas, já faz parte do calendário cultural e turístico da cidade, trará apresentações culturais, bem como momentos de celebrações religiosas.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, destaca que a Festa conta com o apoio da Secretarias Municipais de Cultura, Segurança Pública, Saúde para que o momento tenha todo o suporte necessário.

Desde 2015, a Festa da Baixa Rasa é reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do Crato, uma emblemática romaria que reúne pessoas de todas as idades, numa comemoração cultural que une a fé, a perseverança e a tradição do povo sertanejo.

A Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa reconta a história do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, a cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. Os mais velhos dizem que ele ficou perdido por vários dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer. Foi enterrado lá mesmo, no meio da Floresta. Há 109 anos, a primeira missa foi rezada em seu túmulo e, com o passar dos anos, a peregrinação vem ficando mais conhecida e conquistando cada vez mais adeptos.

Post a Comment