Com presença de Lula, Rita Serrano toma posse como presidente da Caixa. Foto: Pedro Henrique Gomes

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciou nesta quinta-feira (12 de janeiro de 2023) que o banco está suspendendo a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil.

"Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio [Brasil], por duas razões. A primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então, como o ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não", afirmou.

"E a outra razão é que de fato os juros para essa modalidade consignada é um juros muito alto, então nós estamos também suspendendo para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros", acrescentou.

As declarações foram dadas à imprensa após a cerimônia de posse de Serrano como presidente da Caixa.

Questionada se haverá perdão da dívida das pessoas que já contrataram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, ela respondeu: "Olha, nós não trabalhamos com essa perspectiva, até porque, perdão dos devedores, o banco não tem como fazer isso".

Ela disse apenas que há a possibilidade de tentar negociar com o governo "formatos para baixar os juros".

Em nota, a Caixa diz que a contratação está suspensa a partir desta quinta e que a linha de crédito passará por uma revisão completa de parâmetros e critérios.

“Para quem já contratou, nada muda. As parcelas serão debitadas de maneira regular e de acordo com cada contrato”, diz a Caixa.

Como funciona o empréstimo
O empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil foi criado no ano passado, em meio ao processo eleitoral. A Caixa é o principal banco que oferece a modalidade de empréstimos.

A medida foi criticada por especialistas, que apontam para o risco de endividamento da população mais vulnerável.

Isso porque, no empréstimo consignado, o desconto é direto na fonte. Ou seja, o beneficiário do Auxílio Brasil passa a receber menos, até que o empréstimo seja quitado.

Fonte: g1

Post a Comment