A maioria dos sintomas da Covid longa pode persistir por vários meses, mas esses sintomas tendem a desaparecer em até um ano para quem foi diagnosticado com uma infecção leve. É o que aponta um estudo de Israel publicado na revista British Medical Journal nesta quarta-feira (11 de janeiro de 2023).

Os pesquisadores ressaltaram que as pessoas vacinadas tiveram uma vantagem em relação aos não vacinados e apresentaram menor risco de dificuldades respiratórias (o efeito mais comum após uma infecção leve).

No estudo, os cientistas analisaram os históricos médicos de quase 2 milhões de pessoas de todas as idades que tiveram Covid-19 leve (casos graves foram excluídos) em Israel entre março de 2020 e outubro de 2021. Mais de 70 condições de longa duração foram analisadas.

Em casos leves, o estudo encontrou um risco significativamente aumentado de várias condições, incluindo perda de olfato e paladar, problemas respiratórios, fraqueza, palpitações, infecções na garganta, tonturas e dificuldades de concentração e perda de memória. No entanto, a maioria dos sintomas desapareceu em um ano.

Pacientes do sexo masculino e feminino apresentaram pequenas diferenças. Já as crianças tiveram menos problemas e geralmente se recuperaram em menos de um ano. Os resultados foram semelhantes nas variantes de tipo selvagem, alfa e delta da Covid-19.

“Nosso estudo sugere que pacientes leves com Covid-19 correm risco de um pequeno número de problemas de saúde e a maioria deles é resolvida dentro de um ano após o diagnóstico”, dizem os pesquisadores.

Fonte: g1

Post a Comment