21/01/2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Crato, seguindo orientação do Estado, amplia temporariamente a vacinação contra meningite meningocócica C e ACWY para diversos públicos. A aplicação do imunizante está acontecendo em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (zona urbana) e das 8h às 14h (zona rural).

A secretária de Saúde do Crato, Marina Feitosa, reforça que "a ampliação desta vacinação é temporária e destina-se apenas a pessoas não vacinadas anteriormente. Além disso, está condicionada à disponibilidade de estoques das vacinas nos serviços de saúde".

Para a vacinação com a meningocócica C (até fevereiro de 2023 ou até durar o estoque), são convocadas crianças de 5 a 10 anos de idade; trabalhadores dos serviços de saúde em geral; trabalhadores da educação; e trabalhadores do transporte coletivo.

Já para a vacina com a meningocócica ACWY (até junho de 2023 ou até durar o estoque), são convocados adolescentes de 13 a 14 anos de idade; e adolescentes de 15 a 17 anos de idade.

Na vacinação de rotina, que segue o Calendário Nacional, a vacina meningocócica C é administrada para crianças de até dez anos de idade e trabalhadores da saúde. Para adolescentes de 11 a 14 anos, está incluída também a vacina ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite.

Post a Comment