Dezoito municípios seguem sem os serviços de abastecimento da Operação Carro-Pipa no Ceará. Ao todo, 29 cidades devem receber os caminhões carro-pipa, mas em parte delas o serviço está parado devido ao atraso no pagamento dos pipeiros.

De acordo com o representante do Sindicato dos Pipeiros Eduardo Aragão, os caminhões das regiões dos Inhamuns, Crateús e parte do Centro-Sul continuam parados por falta de repasse.

"Estamos novembro e dezembro sem receber. O repasse era feito pelo quartel do 40º Batalhão de Infantaria de Crateús. Haverá um planejamento para o dia 16 muito provável desse repasse. Isso por conta da transição dos municípios do 40º Batalhão para o Comando da 10ª Região Militar de Fortaleza."

Segundo Eduardo Aragão, sem o repasse, 150 pipeiros ficam prejudicados e em torno de 80 mil pessoas ficam sem receber água, nas seguintes cidades:

Acopiara
Araripe
Canindé
Caridade
Caucaia
Choró
Deputado Irapuan Pinheiro
Itapajé
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Madalena
Mombaça
Morada Nova
Pedra Branca
Quixadá
Quixeramobim
Solonópole

Operação Carro-Pipa
Segundo o Exército Brasileiro, a Operação Carro-Pipa entrega água para 1.038.122 de pessoas em 240 cidades do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

A operação acontece há 23 anos e atende a mais de 600 municípios, com a contratação de quase 4 mil pipeiros, em municípios com estado de calamidade ou emergência reconhecida pelo governo. São cerca de 42 mil postos de abastecimento.

O objetivo é dar apoio a atividades complementares de distribuição de água às populações atingidas pela seca em estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em março, 260 cidades ficaram sem abastecimento de água. Na ocasião, o governo federal informou que não era possível fazer os repasses integrais e regulares para a operação. No final de setembro, o programa foi paralisado por falta de recursos.

No Orçamento de 2021, havia previsão de R$ 670 milhões para o programa Carro-Pipa, mas R$ 500 milhões foram alocados em razão de restrições econômicas.

Fonte: g1 CE

Post a Comment