A concessionária Aena Brasil informou nessa sexta-feira, 13 de janeiro de 2023, que a circulação de veículos vai mudar a partir desta segunda-feira, dia 16 de janeiro, no entorno do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte.

A rodovia CE-292 deixará de passar por dentro do estacionamento do terminal, que ganhará uma nova estrutura, descrita pela administradora como mais completa, confortável e com área coberta.

O estacionamento será finalizado em abril. Essa é mais uma etapa da requalificação do aeroporto, administrado desde janeiro de 2020 pela Aena Brasil, que já ganhou nova área de embarque e também passa por obras nos pátios de aviação comercial e geral.

Toda a alteração do trânsito será amplamente sinalizada e orientada pelo Departamento de Trânsito do Ceará a partir das 8h da segunda.

Os veículos que forem de Juazeiro do Norte para a BR-116 ou Missão Velha agora vão seguir em frente e pegar a rua Sebastião Palmares. E quem chegar de Missão Velha ou da BR-116 para o Centro ou o Aeroporto deverá utilizar a Sebastião Palmares e entrar na rua Virgílio Távora.

De acordo com o diretor do aeroporto de Juazeiro, Jorge Odir, quando o terminal ficar pronto, no final de abril, uma via projetada vai ser incorporada ao complexo viário.

“A CE-292 ficará mais ampla, com mão dupla nos dois sentidos, ganhando mais visibilidade, espaço para a circulação de veículos e aumentando a segurança para todos que trafegam nela”, afirma.

As obras da rodovia começaram em novembro e fazem parte das ações previstas no contrato de concessão do aeroporto.

Como ficará o estacionamento

Até o final de abril, o estacionamento do Aeroporto de Juazeiro do Norte vai passar a ser coberto e ter sua capacidade mais que duplicada, passando de 196 para 400 vagas.

Também será feito ordenamento do meio-fio, delimitando e normatizando as áreas para taxistas, locadoras de veículos, pessoas com deficiência (PCD) e demais usuários que chegam e saem do aeroporto em automóveis. As vagas para carros e motos também passarão por ordenamento.

A Aena vai realizar ainda a adequação à normativa de acessibilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Teremos um ganho de organização e espaço, e também da forma como o meio-fio vai ser usado, levando mais segurança e conforto para as pessoas que vão utilizar o estacionamento ou circular pelo local”, pontua Jorge Odir.

Pátios de aviação

A remodelação do pátio de aviação geral, que contempla as aeronaves fretadas e de pequeno porte, como jatinhos particulares e ambulâncias aéreas, por exemplo, ficará pronta no final deste mês de janeiro.

“Juazeiro tem alta movimentação, devido à sua força na política e economia, porque fica na região do Cariri, onde temos atividades econômicas sólidas, eventos e festas, como a Expocrato. Muitos artistas que vêm se apresentar na região chegam de jatinho por esse pátio geral”, explica Jorge Odir.

Área de segurança da pista de pouso

Fica pronta também no fim desse mês a Área de Segurança de Fim de Pista (na sigla em inglês, RESA – Runway Safety End Área) em uma das cabeceiras da pista. É uma norma da ANAC que a Aena está implementando em todos os aeroportos que administra no Nordeste do Brasil, garantindo um espaço a mais de segurança na pista.

Outras melhorias

Desde dezembro de 2022, o terminal já conta com nova área de embarque, mais moderna e bem maior – passou de 320m² para cerca de 720m², expandindo sua capacidade de atendimento e contando com área provisória de check-ins, novo canal de inspeção e mais salas comerciais.

A capacidade operacional também vai aumentar no final das obras, em abril de 2023, avançando para o modelo de alto padrão da Aena.

A Aena Brasil vem fazendo obras estruturais nos seis terminais que administra, desde 2020, no Nordeste do Brasil: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL).

O investimento é de R$ 1,4 bilhão, tornando os aeroportos mais seguros, confortáveis, tecnológicos e sustentáveis. Além deste valor, nos próximos três anos, mais R$ 600 milhões serão aportados em sistemas, equipamentos e novas manutenções.

Informações da Aena Brasil e Site Aeroin

Post a Comment