Várzea Alegre é a cidade que mais recebeu chuvas no Ceará em janeiro; volume é 95% acima da média. Foto: Wilson Filho

Várzea Alegre, na Região do Cariri, é a cidade que mais recebeu chuva no Ceará nos primeiros 25 dias de janeiro, com o volume de 303,9 milímetros. A média para o mês é de 155,7 milímetros. Um desvio positivo de 95,2%, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os dados são preliminares e devem ser atualizados no decorrer do dia.

Outro município do Cariri que teve um ótimo mês com precipitações foi Nova Olinda. A cidade computou 247 milímetros, onde o esperado é 137,1 milímetros. Um desvio de 80,1%.

Em Caririaçu as chuvas também foram satisfatórias. Lá, foram observados 264,6 milímetros, quando o esperado para todo o mês é 155,5 milímetros. Um saldo positivo de 70,2%.

Macrorregiões
A Região do Cariri foi a macrorregião que mais recebeu chuvas nos 25 dias de janeiro. Conforme a Funceme foram 187 milímetros. O esperado para a macrorregião é de 148,3 milímetros, ou seja, por enquanto, um desvio negativo de 26%.

A segunda macrorregião que mais recebeu precipitações é Sertão Central e Inhamuns, com 104,1 milímetros; em seguida, o Litoral de Fortaleza, com 112,5 milímetros; e o Maciço de Baturité (112,5 milímetros). As duas macrorregiões que menos receberam chuvas foram Ibiapaba ( 63,5 milímetros) e Litoral Norte ( 95.6 milímetros).

Quinta-feira (26):

Céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na Ibiapaba, oeste do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada.

Sexta-feira (27):

Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva.

Sábado (28):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade em todas as regiões.

Situação dos principais açudes
O Ceará tem 8 açudes com volume acima de 90% e 69 reservatórios com volume inferior a 30%. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,51% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 43,70%. Já o Banabuiú se encontra com 9,08%.

Fonte: g1 CE

Post a Comment