Açude Rosário, em Lavras da Mangabeira. FOTO: Arquivo

01/02/2023

Janeiro inaugura o início da quadra chuvosa no Ceará, com o prognóstico de aumento das precipitações deste período até o final de abril, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O destaque encontra-se na região do Cariri, onde 4 municípios registraram chuva máxima de mais de 300mm: Várzea Alegre (388mm), Granjeiro (358.2mm), Caririaçu (319mm) e Crato (326mm). Apesar do grande volume de precipitações, apenas cinco dos 18 açudes caririenses registram volume acima de 80%.

Alguns reservatórios da Bacia do Salgado encontram-se em situação crítica: o Poço da Pedra, localizado em Campos Sales, conta com apenas 13.33% do aporte total, registrando o menor volume da região; os açudes Gomes e Quixabinha, em Mauriti, contam com 18,47% e 13,47%, respectivamente. O reservatório Atalho, em Brejo Santo, registra 22,59% do seu volume, enquanto o Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte, conta com 23,38%.

Ainda na região do Salgado, o reservatório do Rosário, localizado em Lavras da Mangabeira, atingiu seu volume máximo, sangrando na semana passada, assim como o Junco, em Granjeiro, que atingiu 100% da sua capacidade hídrica na última quinta-feira (26). “Nós acreditamos que nessa quadra chuvosa venha também a sangrar o açude Ubaldinho, em Cedro, e o Olho D’água, em Várzea Alegre, que já estão com um volume considerável”, afirma Alberto Medeiros, gerente regional da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) da Bacia do Salgado.

Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment