A estudante Letícia Marques de Abreu, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito, obteve a nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O resultado foi divulgado, nesta quinta-feira (9 de fevereiro de 2023), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Letícia, que sempre foi aluna da escola pública, diz ter estudado de maneira focada para o Enem desde o 9º ano do Ensino Fundamental, e já na 1ª série do Ensino Médio prestou o Exame pela primeira vez, tendo obtido a nota 900 em Redação naquela ocasião. A jovem, de 18 anos, pratica a escrita de forma constante, assim como busca aprofundar os conhecimentos sobre as regras da Língua Portuguesa.

“Sempre batalhei bastante, engoli muitos livros para poder conseguir chegar onde cheguei. Sempre corrigia os erros do texto passado antes de passar para o próximo. Estudei muito sobre regência, crase, complemento nominal, orações coordenadas e subordinadas etc. Quando vi o resultado, percebi que todo o esforço de muitas noites sem dormir valeu a pena, pois tinha conseguido alcançar o meu tão sonhado 1.000 na redação e, com isso, quem sabe, a aprovação no curso de Medicina em uma universidade federal”, ressalta Letícia.

Nas oficinas de Redação realizadas pela escola, a estudante manifestou protagonismo desde que entrou na unidade de ensino, contando com o apoio dos professores. “Gostaria de agradecer à escola em que estudei, pois os professores sempre estavam à disposição, independentemente do horário. Desde a pandemia, sempre tive um grande suporte da escola, o que foi muito importante. O incentivo nas horas em que eu estava pra baixo foi fundamental para que eu me motivasse e conseguisse seguir adiante”, revela.

Assim que acessou a página do Inep na internet, a aluna conta, todos da família ficaram “sem acreditar” no feito obtido. Filha de pais separados, Letícia mora com a mãe. “No início, custamos a acreditar. Recarreguei a página várias vezes. Eu, moradora de um município de 20 mil habitantes, era uma das pessoas que havia conseguido alcançar a nota 1.000 na redação. Meus pais sempre me apoiaram nos meus estudos. Estou muito feliz e eles também”, comemora.

A respeito do tema da prova, “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, Letícia considera o debate em torno do assunto necessário e oportuno. “O Brasil carece muito de reconhecimento a esses povos. Tive facilidade para escrever sobre, pois a diversidade humana faz parte da realidade do local onde vivo. Na nossa região há várias populações indígenas e quilombolas, e na redação eu pude falar bastante sobre isso”, destaca.

Participação
O professor de Redação da EEEP Isaías Gonçalves Damasceno, Marcos Fontes, acompanhou toda a preparação textual de Letícia ao longo do Ensino Médio e afirma que a comunidade escolar recebe com muita alegria, satisfação e sentimento de dever cumprido a conquista da estudante no Enem.

“A gente se sente muito feliz, muito realizado, muito contente pela Letícia. Esse resultado também é uma inspiração para os demais estudantes que estão aqui na escola e que vão tentar o Enem neste ano e no futuro”, declara Marcos.

Segundo o professor, a nota da Letícia também é reflexo de uma parceria escolar da coordenação com os demais professores, que fizeram parte de todos os projetos de preparação dos estudantes com foco no Enem.

“Ao longo do Ensino Médio, eu acompanhei de perto as produções textuais da Letícia, porque fui o padrinho de redação dela. Ela tinha muito interesse na redação, com uma escrita muito consistente, e sempre buscava avançar. Como ela se cobrava bastante nesse processo, meu papel também era o de deixá-la mais confiante e preparada para obter um bom resultado”, esclarece Marcos.

Post a Comment