01/02/2023

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou, no último dia 27 de janeiro, a concessão de reajuste salarial de 16,1% em cima do piso, para profissionais do magistério no Município. O município concedeu o maior reajuste no estado do Ceará, segundo informou a gestão.

O Ministério da Educação (MEC), orientou que os municípios reajustassem os salários dos professores em 14,95%. Após realizar estudos de viabilidade financeira em âmbito municipal, a gestão optou por aderir o aumento no valor de 16,1%, como forma de valorizar os profissionais. “Nós fizemos as contas, apertamos o cinto e Barbalha vai ser o município que dará o maior aumento do Ceará até o momento”, afirmou o Prefeito Guilherme Saraiva.

Mais de 80 municípios cearenses já anunciaram reajuste salarial para os professores em 2023. As informações são do quarto levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) sobre o tema.

A maioria das gestões municipais cearenses tem acolhido o clamor de educadores, de sindicatos e da Federação, que defendem um crescimento salarial igual ou superior a 14,95%, conforme determina a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério (Nº 11.738/2008). Desta lista, apenas em Eusébio o índice ficou um pouco abaixo, fixado em 14,81%.

No Cariri, doze municípios já anunciaram o reajuste: Abaiara, Araripe, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Caririaçu, Granjeiro, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Penaforte e Tarrafas.

Post a Comment