O Ceará começa a aplicar em 27 de fevereiro a dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19, segundo anunciou nesta segunda-feira (13 de fevereiro de 2023) o governador do estado, Elmano de Freitas. Conforme Elmano, a vacinação será iniciada pelos grupos prioritários: pessoas acima de 70 anos com a 4ª dose, pessoas imunocomprometidas, indígenas e quilombolas.

O Ceará recebeu o primeiro lote da vacina bivalente da Pfizer, com 32.400 doses. Até dia 22, o estado deve receber um total de 729.480 doses da vacina.

"Utilizaremos nossa logística de distribuição para que todos os municípios recebam a bivalente com a devida antecedência para o início da aplicação, assim como temos feito desde o início da vacinação contra a Covid", afirmou Elmano.

O que são as vacinas bivalentes? Os imunizantes foram elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.

Desde o início da pandemia, o coronavírus vem sofrendo mutações (o que é normal).
Atualmente, a variante que domina o mundo é a ômicron, que é bem diferente do vírus original.
As primeiras vacinas usadas no combate à pandemia, também chamadas de "monovalentes", fornecem menos proteção frente à variante dominante.
Ainda assim, as vacinas monovalentes continuam sendo eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações.

Para quem as vacinas bivalentes são indicadas? A Anvisa aprovou o imunizante para a população a partir de 12 anos.

Elas são indicadas como dose de reforço e devem ser aplicadas a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior.
Receberá o reforço com a bivalente quem já tiver concluído o esquema vacinal de duas doses com a vacina monovalente.

Fonte: g1 CE

Post a Comment