Na tarde desse sábado, 04 de fevereiro de 2023, o 5º Batalhão realizou a solenidade de formatura de oito turmas do programa social Jovem Brigadista de Valor (JBV). Desde modo, 140 jovens foram beneficiados e conseguiram concluir o curso que conta com 240 horas aulas, na cidade de Juazeiro do Norte.

Nesse sentido, o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) sediou a iniciativa. A princípio, a aluna do JBV Mariana apresentou as turmas ao comandante do 5º BBM, o tenente-coronel Agnaldo Alexandre Viana, que autorizou o início da solenidade. Assim como, a comenda de “aluno destaque” foi entregue aos alunos primeiros colocados de cada turma.

De acordo com o tenente-coronel Agnaldo Alexandre Viana, que parabenizou os formandos e agradeceu a presença de todos, em especial dos pais e familiares dos formandos, “os jovens que concluem o JBV saem melhores do que entram, pois além dos conhecimentos das atividades de bombeiro, também recebem capacitação de noções de cidadania e temas transversais”, enfatizou o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM).


Por fim, no encerramento, após o comando, fora de forma, os novos brigadistas bradaram o lema do JBV, “Força, Hora e Coragem”, ocorrendo na sequência o tradicional banho de batismo. Como também, a formatura foi prestigiada com a presença dos pais, familiares e amigos dos formandos.

Sobre o curso
O JBV (Jovem Brigada de Valor) é um dos projetos sociais do CBMCE no Estado, com vários núcleos. No curso, os alunos de 14 a 17 anos aprendem boa parte das atividades bombeirísticas: noções de combate à incêndio, atendimento pré-hospitalar, cidadania, ordem unida, salvamento aquático e salvamento em altura.

Os objetivos do curso são contribuir na formação dos jovens, utilizando dos valores sociais e éticos, por meio da capacitação sobre prevenção e cuidado aos acidentes e temas transversais.

Histórico
O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo do JBV foi implantado no quartel do José Walter. No entanto, nesta época o projeto foi denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV), mas na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.

Em suma, atualmente atendemos 4.839 brigadistas em 132 núcleos, sendo 41 em Fortaleza, 25 na região metropolitana de Fortaleza e 66 no interior do Estado do Ceará.

Em síntese, os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

Post a Comment