07/02/2023

O Cariri figura entre os grandes produtores de ovo a nível estadual. Dados mais recentes da Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a região contabilizou mais de nove milhões de dúzias de ovos produzidos durante o ano de 2021. No Cariri, o município de Mauriti lidera o ranking dos maiores produtores, com mais de 1,8 milhões de dúzias. Em seguida, está Brejo Santo, com 1,4 milhões de dúzias, e Lavras da Mangabeira, com 750 mil dúzias.

De acordo com Paulo Gomes, secretário de Agricultura de Mauriti, a produção no municipal é baseada em duas granjas de postura sedeadas na zona rural do distrito de Buritizinho. “São granjas modernas, com equipamentos de alta tecnologia, com padrão genético de excelência. Cada uma tem, em média, 100 mil aves alojadas”, explica.

A produção, segundo Paulo, é comercializada na região sul do Ceará, no entanto, os proprietários estão se regularizando em termos de inspeção sanitária para atingirem outros mercados. O impacto econômico, conforme aponta, é relativamente forte. “A atividade gera, no Município, em torno de 100 empregos diretos e outros tantos indiretos, além de promover a compra de grande parte da safra de milho”, pontua.

Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment