Pedro Lobo, liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) do município do Crato e com atuação em toda região do Cariri, deu uma importante contribuição à discussão sobre o desenvolvimento social e económico do Sul cearense, durante o seminário Cariri do Futuro, realizado em Crato, na manhã de sábado, 04 de fevereiro de 2023, pelo mandato do deputado federal José Nobre Guimarães (PT), líder do governo Lula, na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Pedro Lobo apresentou inúmeras propostas e solicitações voltadas para o fortalecimento das instituições de ensino superior e tecnológico da região, preservação da Chapada do Araripe, ampliação da rede pública de saúde e para o desenvolvimento e valorização da agricultura familiar e cidadania, com foco na geração de renda e combate à fome.


PROPOSTAS 

A implantação do curso de Engenharia de Alimentação, no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Cariri - UFCA e do primeiro curso do Brasil de Economia Criativa, na Universidade Regional do Cariri - URCA são propostas de Pedro Lobo, apresentadas ao deputado José Guimarães e ao público presente.

Pedro solicitou também o empenho do parlamentar para transformar a Chapada do Araripe em património cultural e natural da humanidade com reconhecimento da UNESCO, para criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE Cariri com atuação administrativa regional e para implantação no Cariri, de uma superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF.

SAÚDE E AGRICULTURA FAMILIAR 

O fortalecimento das políticas de saúde, com o investimento e ampliação das Unidades de Pronto Atendimento -UPA,s, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e  farmácias populares, além da reabertura das agências bancárias do Banco do Brasil e agências do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS, que foram fechadas em município da região, são reinvindicações de Pedro Lobo.  
Ele também confirmou o seu compromisso com a agricultura familiar, quando propôs a implantação no Cariri de um polo agrotecnológico e de tecnologias sociais para o impulsionamento da produção e comercialização, gerando renda e combatendo a insegurança alimentar  no campo e nas periferias das cidades.

O vereador cratense  e suplente de deputado estadual avaliou o encontro como um momento oportuno para discutir propostas e projetos relevantes para o Crato e região sul e ressaltou a iniciativa do deputado José Guimarães em debater com a população do Cariri suas demandas e prioridades.

"A pujança do Cariri é digna de um seminário como este. Já fizemos muito pelo Cariri e podemos fazer ainda mais", destacou Pedro Lobo.

Post a Comment