FOTO: Marciel Bezerra

O último fim de semana do mês de fevereiro deverá apresentar condições para chuvas em todas as macrorregiões.

Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a atual localização da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve colaborar para precipitações até o próximo domingo (26), inclusive de forma mais expressiva.

Veja detalhes:

A imagem de satélite no canal Visível, do satélite GOES-16, das 8h20 local, mostra nuvens em todas as macrorregiões do Ceará (CE). Algumas chuvas estão ocorrendo no momento em áreas do Sertão Central e Inhamuns e próximo do litoral.


De modo geral, mantém-se a previsão de chuva em todas as macrorregiões do Ceará entre hoje (24/02) e domingo (26/02).

Nesta sexta-feira (24/02) são esperadas chuvas no sul e no litoral no período da manhã. Enquanto nos demais períodos, as chuvas podem acontecer em todas as regiões. Essas chuvas poderão ter intensidade variando de moderada a forte.

Para o sábado (25/02), as chuvas tendem a se concentrar no sul e no litoral pela madrugada e manhã. E no decorrer dos períodos (tarde e noite) deverão acontecer nas macrorregiões do interior cearense.

As chuvas previstas estão associadas a áreas de instabilidade devido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que encontra-se com banda dupla, sendo a banda secundária em torno de 2°S. Além disso, a atuação do sistema de brisa e efeitos locais, como a interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas, também devem colaborar para as precipitações.

Post a Comment