05/03/2023

O 1º Fórum da Região do Cariri, realizado na última semana, teve como principal demanda a transformação do Hospital Municipal de Campos Sales em um hospital regional dedicado ao Cariri Oeste, contemplando 12 municípios presentes na região. O encontro foi promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Salitre, e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), vereadores, secretários de saúde municipais e sociedade civil organizada.

Atualmente, o Cariri já conta com um Hospital Regional, localizado em Juazeiro do Norte. O HRC foi o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará, e atende cerca de 1,5 milhão de habitantes dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, formada pelas regiões de saúde de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.

“A transformação desse hospital de Campos Sales em um pólo regional pode beneficiar cerca de 200 mil pessoas que vivem na região, mas não podemos esquecer da proteção social, campo em que também estamos atuando fortemente”, disse Evandro Leitão.

A orientação foi que representantes da região tenham uma reunião com equipe da Secretaria Estadual de Saúde para avaliar as possibilidades: se um hospital polo ou regional, assim como para definir o nível de complexidade dos serviços a serem ofertados.

Conforme as demandas apresentadas, a unidade, deveria cobrir os 12 municípios que compõem a região: Salitre, Antonina do Norte, Campos Sales, Nova Olinda, Araripe, Potengi, Santana do Cariri, Altaneira, Assaré, Tarrafas, Farias Brito e Crato. O presidente da Câmara Municipal de Salitre e requerente da realização do Fórum, vereador Carlos Antonio de Souza (PT), enfatizou que, além das demandas por um equipamento que atenda à média e alta complexidade para a região, o Oeste do Cariri sofre com a fraca assistência social, necessitando de serviços mais especializados, como um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

“Aqui, como em qualquer outro lugar, temos pessoas com depressão, com autismo, e muitas vezes não conseguimos dar o apoio e oferecer o tratamento adequado que essas pessoas precisam por falta de recursos, profissionais, e outras necessidades que poderíamos suprir em colaboração com o Estado“, disse. O encontro aconteceu na manhã da última sexta-feira, 3.

ASSISTÊNCIA

Carlene Salviane, enfermeira e presidente da Associação de Pais e Amigos de pessoas com autismo e outros transtornos de Campos Sales e Região (Apaacs), também cobrou qualquer tipo de apoio para que associações como a que preside, que presta serviços de atendimento às famílias de pessoas com autismo semanalmente, cresçam e ampliem sua atuação. “As pessoas com transtorno do espectro autista vão viver assim para sempre. Não estamos falando de uma doença, e sim de uma condição”, iniciou.

“Nós só podemos atender essas pessoas uma vez na semana, um acompanhamento que deveria ser diário, e atendemos muitos pais que sofrem pela falta de informação e por não saber o que fazer quando encaram essa situação. Todo apoio é bem-vindo”.

Já o secretário de Assistência Social do Município de Campos Sales, Paulo Roberto Alves de Sousa, cobrou a implantação de um Centro Pop na região. Ele disse que na região também há moradores de rua, e que mesmo com os Centros Pop sendo alocados em municípios a partir de uma quantidade determinada de habitantes, há uma demanda represada de atendimento da região, visto que a maioria dos municípios do Cariri Oeste não dispõem do equipamento.

PACTO CONTRA A FOME

Durante o encontro, o presidente Evandro Leitão anunciou que a Assembleia Legislativa vai lançar, ‘nos próximos dias’, o “Pacto contra Fome”, iniciativa voltada para a distribuição de 100 cozinhas comunitárias por todo o Ceará. A ação, segundo ele, se alinha aos programas estadual e federal de combate à fome. Outra iniciativa do Governo do Estado que impacta a saúde de todo o Estado ressaltada por Evandro Leitão, foi a aprovação do projeto que autoriza a realização de 44 mil cirurgias eletivas.

A medida, conforme o parlamentar, dará vazão às demandas represadas, diminuindo as filas por cirurgia em todo o Estado. “São políticas que beneficiam a população de todas as partes do Ceará, e certamente precisaremos do apoio das lideranças locais para que esses projetos possam prosseguir”, disse.

Fonte: Jornal Opinião CE

Post a Comment