05/03/2023

Em março, a Defensoria vai itinerar no Cariri cearense. Durante os dias 6 a 8 de março, a Defensoria em Movimento estará na cidade de Crato, integrando as programações dos movimentos sociais e do Governo do Estado que farão alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação, que leva de forma itinerante os serviços da DPCE até a população, por meio de uma carreta, acontecerá na Praça da Sé, no Crato.

Nesta edição, os atendimentos serão exclusivos para o público feminino e aconteceram da seguinte forma: durante os dois primeiros dias (6 e 7 de março) o atendimento será apenas para triagem. Na segunda, dia 06 de março, o horário é de 14h às 17h. Já no dia 7 de março, o atendimento será de 8h às 17h. Durante esses dois dias o atendimento é voltado para a realização de agendamentos e receber as primeiras orientações sobre a documentação necessária para dar entrada nas ações. Já no dia 8 de março, Dia da Mulher, defensores e defensoras farão atendimentos, das 8h às 12h.

A defensora pública e supervisora do Núcleo da Defensoria em Juazeiro do Norte, Jannayna Nobre, acompanha casos de violência contra a mulher em sua atuação na Casa da Mulher Cearense, que fica no Juazeiro do Norte. “Vamos atender todas as demandas de mulheres que surgirem pra gente aqui na ocasião. Mas enfocamos que ter a presença dessa estrutura aqui, durante essa data, é fundamental, porque os índices de violência doméstica da região são altíssimos. Agora, por exemplo no Carnaval, nas audiências de custódia tivemos predominantemente situações de violência doméstica. Então, é muito significativo fazer esse movimento para que as mulheres busquem ajuda e tenham conhecimento dos seus direitos“, destaca.

A Defensoria em Movimento tem estrutura completa para o atendimento com mais de 22 metros de comprimento e capacidade de fazer até 18 atendimentos simultâneos. A carreta foi adquirida pela atual gestão da DPCE e é a primeira vez que essa estrutura viaja para atendimento no interior do Ceará. Em fevereiro, o equipamento esteve no bairro Henrique Jorge, na capital, e realizou mais de 200 atendimentos.

Lia Felismino, defensora pública e assessora de relacionamento institucional da DPCE, ressalta o avanço da estrutura para dar mais conforto aos atendimentos nas comunidades. “A Defensoria sempre esteve atenta às necessidades da sociedade e o projeto Defensoria em Movimento é fruto dessa escuta da população. Por meio do Orçamento Participativo, pudemos identificar a demanda dos moradores sobre o atendimento itinerante e trilhar caminhos para aprimorar esse contato, melhorando nossa estrutura de atendimento. Integrar no Cariri cearense uma programação voltada às mulheres é parte desta atenção ao nosso público-alvo. A Defensoria está em situações de vulnerabilidades, como são os aviltantes casos de violência doméstica na região, para mostrar a presença do Estado-Defesa e para garantir direitos”.

Serviço:

Defensoria em Movimento
VOLTADO PARA MULHERES
Dias 06, 07 e 08
Na Praça da Sé, no Crato

Agendamentos e orientações
Dia 6 a triagem acontecerá de 14h às 17h e 7 de março, o público será recebido de 8 às 12h e pela tarde de 14h às 17h

Atendimento dos defensores e defensoras (agendados)
Dia 8 de março, das 8h às 12h

Post a Comment