As crianças de Salitre, na região do Cariri, agora contam com dois novos Centros de Educação Infantil para aprender e brincar. A entrega dos equipamentos ocorreu, na manhã desta sexta-feira (3 de março de 2023), no equipamento localizado na sede do município e que recebeu o nome de Francisca Gonçalves de Souza. A outra unidade fica localizada no bairro Serra dos Nogueiras, e recebeu o nome de Petronila Maria da Silva. Com as unidades, são 117 CEIs já entregues em todo o Estado, dentro do programa Mais Infância Ceará.

A inauguração contou com a presença do assessor Especial para Assuntos Federativos do Governo do Estado, Artur Bruno; do secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes; da secretária de Saúde, Tânia Mara Coelho; do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do prefeito Dorgival Pereira Filho; e de diversos outros deputados e autoridades da região, além de familiares das duas homenageadas.

“O CEI atende a crianças da creche à pré-escola, a idade mais importante na vida de uma pessoa. A formação inicial e fundamental que vai ficar para o resto da vida”, enfatizou o assessor Especial para Assuntos Federativos do Governo do Estado, Artur Bruno. Em sua fala, ele aproveitou para apresentar à comunidade o trabalho do Governo do Ceará na redução de filas para cirurgias e com o lançamento do programa Ceará sem Fome.

Os dois CEIs somam um investimento de R$ 2,63 milhões. Cada unidade tem área de 383,37 m², capacidade para atender 100 crianças por dia. A construção foi feita pela Secretaria da Proteção Social, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), que reúne recursos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário-executivo Paulo Guedes destacou a importância dos Centros de Educação Infantil para a transformação social. “Um CEI é a base de transformação social de todo e qualquer município, de todo e qualquer estado, de todo e qualquer país”, enfatizou. Ela acrescentou que o programa vem contribuir para o desenvolvimento e a mudança de perfil social, econômico e educacional do município.

O deputado Evandro Leitão destacou o apoio à construção de centros de educação infantil como os entregues hoje. “Quem olha para a saúde, a educação tem sensibilidade. E isso o governador Elmano tem demais, como o governador Camilo também tinha”, afirmou.

O prefeito do município, Dorgival Pereira Filho, ressaltou que equipamentos como os CEIs são importantes para as crianças e também para suas mães. “O bairro tem mais de 200 crianças que merecem esse atendimento, mas vai ajudar também as mães, permitindo que tenham onde deixar seus filhos e possam fazer algo para melhorar a renda de casa”, pontuou.


Cada novo CEI conta com uma sala de coordenação, duas salas de aula com banheiros, acessos pavimentados (piso intertravado), espaço recreativo, grama natural, casinha parque, refeitório, cozinha, banheiros masculino e feminino, banheiro com acessibilidade, depósitos de alimentação e serviços, despensa, casa da bomba, casa do gás e lavanderia.

Quem gostou das novidades foi Adriana da Silva, mãe Adriene da Silva Sousa, de cinco anos. Para Antônia, a expectativa com o CEI é muito positiva. Agora, além de estar em uma creche voltada para a educação infantil, ela também estará mais perto de casa. “A gente nunca teve uma oportunidade dessas e eu fico muito feliz dela ter sido acolhida aqui e desperte a educação dela”, destacou.

Post a Comment