A agricultora Rita de Cássia Silvestre ao lado dos filhos José Henrique e Leo Silvestre. Foto: Rita de Cássia Silvestre/Arquivo Pessoal

19/04/2023

A agricultora Rita de Cássia Silvestre, 37 anos, trabalha desde cedo no campo, na zona rural do Crato. Para ajudar a família, ainda criança conseguia conciliar o trabalho na roça com os estudos. E, ao mesmo tempo, tinha um sonho: conhecer o mar e tocar a areia da praia.

No entanto, o sonho de conhecer o litoral cearense teve que ser adiado. Em 2020, Rita de Cássia foi diagnosticada com Sarcoma de Ewing na perna direita e, posteriormente, descobriu que a doença se espalhou para o pulmão. Residente na zona rural do Crato, a 508 km de Fortaleza, ela enfrenta muitas dificuldades, tanto físicas como emocionais. Ela recebe tratamento e cuidados de familiares, médicos e amigos. Porém, seu estado de saúde se agravou e vive sob os cuidados paliativos.

"Sim, é o meu maior sonho de conhecer o mar e tocar a areia da praia. Ouvir o barulho do mar. Faz três anos que descobri a doença e mudou a minha vida. Sempre tive vida agitada e de muito trabalho. Quando me programava para realizar o sonho, apareceu a doença. Queria muito que alguém realizasse esse sonho", afirmou.

Sensibilizados com a situação de "Ritinha", como é carinhosamente conhecida na vizinhança, uma amiga criou o projeto "Eu me Importo". Lá, por meio do Pix, as pessoas podem ajudar com qualquer valor para custear alimentação, combustível e hospedagem para Rita de Cássia ir até Fortaleza e realizar o sonho.

"Foi minha amiga Eliane Lima que decidiu criar essa campanha. Ela teve a iniciativa de fazer isso no dia do meu aniversário, que aconteceu no último dia 13 de abril. Eu e Eliane somos amigas e juntas lutamos contra o câncer", explica.

Reforma da casa

Outro sonho de Ritinha é conseguir móveis para montar o quarto dos filhos. A atual residência da agricultora é de tijolo, chão batido, poucos móveis. Ela quer reformar a casa da família para que os filhos tivessem mais conforto.

"Ela está meio de tijolo e meio rebocada. Quando chove às vezes molha e isso incomoda um pouco. Queria ajeitar o teto, o piso e as paredes que são de tijolos. Conseguir alguns móveis. Podem ser usados. Mas, como eu digo, acho que é pedir demais, no entanto, eu espero receber essa pouca ajuda. O que chegar será bem-vindo e ficarei eternamente grata”, conta emocionada.

As doações acontecem pela chave Pix : (88) 9. 9957.0103, no nome de Rita de Cássia Silvestre.


Sarcoma de Ewing
O Sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo mais frequente na infância e adolescência. Geralmente a doença atinge os ossos da pelve (quadril), tórax (costelas) e ossos longos, como o fêmur (na perna) e úmero (no braço).

Os sintomas iniciais são variados, mas inicialmente pode ser percebida uma massa ou um inchaço no local do tumor. Outro sintoma é a dor no local.

A dor pode ser causada tanto pelo crescimento do tumor como por uma fratura do osso enfraquecido pela doença.

Fonte: g1 CE

Post a Comment