Um sonho do povo de Campos Sales, no Cariri Oeste, virou realidade nesta terça-feira (4 de abril de 2023). O município ganhou o novo Batalhão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

A nova base do Raio em Campos Sales faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, devem ficar instalados 23 PMs. Eles terão oito motocicletas e uma viatura de quatro rodas. É a 72ª no Ceará.

O governador Elmano de Freitas presidiu a solenidade, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do prefeito de Campos Sales, João Luiz de Lima; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Sávio Nascimento; do delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez; dos deputados estaduais Fernando Santana e Marcos Sobreira; e outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas destacou o compromisso assumido com a população de Campos Sales de levar o Raio ao município e a necessidade de que todo o Ceará seja contemplado. “Assumi este compromisso com a população de Campos Sales e agora estou concretizando com este novo Batalhão. Agora, meu compromisso é que todos os municípios do Ceará tenham o batalhão do Raio e vamos fazer isso gradativamente”, afirmou.

A base do Raio de Campos Sales faz parte da 4ª fase de expansão, fase na qual são contempladas todas as cidades com mais de 25 mil habitantes. Além de duas na Capital, são 15 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 55 no Interior.

Atualmente, o comando possui 2.954 policiais militares atuando em 71 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas.

Outra estratégia de segurança é a expansão das centrais de videomonitoramento. Atualmente, são 69 em todo o Estado, com 4.016 câmeras no total. A central de videomonitoramento de Campos Sales conta com 15 câmeras espalhadas por todo o município.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, comentou os resultados concretos para a segurança pública do Ceará com a ampliação do CPRaio. “A inauguração do CPRaio em Campos Sales é um grande feito para a Segurança Pública do Ceará. Onde nós temos uma base do CPRaio, a redução dos crimes de homicídio, em média, é de 28% depois de um ano de funcionamento. Vamos continuar trabalhando para reduzir mais ainda. E o sistema de videomonitoramento chega para proteger a população de Campos Sales e dar tranquilidade aos moradores do município”.

O comandante do novo Raio de Campos Sales é o 1º Tenente Huxlley Gomes Saraiva Matias. “O Raio chega para ajudar o Comando de Policiamento Geral aqui de Campos Sales e vem para dar mais segurança aos moradores daqui, com policiamento motorizado e preparado para atender a todo tipo de ocorrência”, disse.

Quarta etapa de expansão
Em março de 2022, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Chorozinho, Tamboril, Jardim, e agora Campos Sales, já foram inauguradas.

Outras cidades com mais de 25 mil habitantes ainda serão contempladas: Redenção, Novo Oriente, Milagres, Marco, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz.

O tenente-coronel Oliveira Silva, comandante do CPRaio no Ceará, destacou que a inauguração de novos batalhões do CPRaio em todo o Ceará está consolidada como uma política de Estado em Segurança Pública. “É um treinamento específico, que exige muito dos profissionais que atuam no Raio, e todo o efetivo está preparado para garantir a segurança que a população precisa”, garantiu.

O governador Elmano de Freitas reafirmou o compromisso com Campos Sales e com as reivindicações apresentadas pelo chefe do Executivo Municipal. Ele visitou as obras do Hospital Municipal de Campos Sales e destacou que o município vai ganhar uma sede do Detran. “Os motoristas daqui não vão mais precisar se deslocar para Juazeiro ou para o Crato, já vamos iniciar as obras para em breve ter um Detran para atender ao povo de Campos Sales e dos municípios vizinhos”, se comprometeu o governador.

Post a Comment